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15 dicas para triplicar a taxa de abertura do seus e-mails marketing

Vivian Peres

Há algum tempo, dizem que o e-mail marketing está fadado ao desaparecimento. Mas a realidade mostra exatamente o contrário. Um artigo recentemente publicado na Forbes aponta que essa ferramenta ainda é uma das principais formas de conversão de vendas, principalmente para pequenos e médios negócios. Dos entrevistados, 79% dizem que o e-mail marketing é “importante” ou “muito importante” para suas marcas.


Para ajudar você e a sua empresa a melhorar ainda mais a sua estratégia com essa ferramenta, reunimos 15 dicas que vão ajudar a  triplicar a taxa de abertura dos seus e-mails marketing.


1. Não compre listas de contatos


Essa primeira dica não deve ser novidade para quem já trabalha com marketing digital, mas é sempre bom reforçar. A Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD)  leva em consideração o consentimento dos clientes em fornecer seus dados pessoais às empresas, o que não acontece quando você compra uma lista de e-mails pronta. Mesmo que sua base seja voltada para o seu público alvo, pode ser que sua taxa de abertura não seja correspondente, já que não houve um contato prévio do consumidor com a empresa em questão. Existem algumas plataformas que podem te ajudar a alcançar seu público alvo, como o Versium Reach.


2. Mantenha o visual limpo


Algo que pode atrapalhar a sua retenção é um design confuso e poluído. Usar mais de dois tipos de fonte, ou pecar por um visual muito apelativo, pode cansar e espantar o leitor. Lembre-se: menos é mais. Certifique-se também de manter as letras nos tamanhos entre 10 e 12 pontos, e o design entre 500 e 650 pixels. Assim seu e-mail estará legível em todos os tipos de dispositivos.


3. Otimize o texto de visualização do e-mail


Você com certeza já deve ter recebido algum e-mail marketing contendo a seguinte mensagem:  “A mensagem não está sendo exibida corretamente? Clique aqui.". Este erro pode ser fatal para o seu engajamento, pois indica logo de cara que o e-mail pode estar com problema, antes mesmo de entregar o seu conteúdo. Este é um erro comum que acontece geralmente em e-mails personalizados e com imagens, neste caso, o ideal é escrever um cabeçalho instigante que diga sobre do que se trata aquele texto, antes de qualquer outra informação. Algumas plataformas como o HubSpot, oferecem ferramentas que permitem corrigir esses problemas antes do disparo.


4. Inclua uma assinatura de e-mail


Mesmo que sua newsletter esteja no nome de sua empresa, uma boa estratégia de marketing é assinar o e-mail com o nome de uma pessoa real, o que torna o conteúdo mais pessoal. As pessoas normalmente tendem a ler mais um e-mail escrito e enviado por uma pessoa, do que por uma empresa, uma equipe ou um robô. Você pode criar um design especial ou uma assinatura padrão na sua plataforma de e-mail preferida.


5. Limpe sua lista de e-mails regularmente


“Quanto mais contatos, melhor!”... Nem sempre…Pode parecer óbvia a ideia de que quanto mais e-mails enviados, maior será o alcance de clientes, no entanto, essa estratégia pode acabar com a sua taxa de abertura. Pessoas que nunca abrem e-mails, por exemplo, podem acabar representando uma grande porcentagem da sua campanha, o que pode fazer com que esta pareça ruim. A melhor estratégia de e-mail marketing, às vezes, é optar por disparar conteúdo para uma lista de destinatários mais fiéis, que estão sempre acompanhando os seus e-mails marketing. Por isso, revise com frequência sua lista de assinantes e remova aqueles que não estão interessados, você pode até mesmo criar um workflow que mova esses contatos gradualmente para outras listas de e-mails menos frequentes.


6. Mantenha a mensagem principal e o CTA antes da rolagem


Isso quer dizer: deixe as informações principais e o call-to-action (CTA) visíveis, sem que o leitor tenha que rolar a tela para lê-las. Uma pesquisa de rastreamento ocular do Nielsen Norman Group apontou que os consumidores passam 57% do seu tempo de visualização na primeira tela. Esse número cai para 17% na segunda tela, e assim vai diminuindo gradualmente. Então, atente-se para manter o CTA à primeira vista do cliente, isso pode ser crucial para seu disparo obter maior sucesso. Você sempre pode executar um teste A/B para validar se isso se aplica para os seus e-mails marketing.


7. Personalize a saudação do e-mail


Comece seus e-mails de maneira personalizada, chamando o leitor pelo primeiro nome. Evite textos que se iniciam de maneira genérica como, “prezado/a”, “Caro/a”, etc. Ao se dirigir diretamente ao seu leitor, a chance de chamar a atenção de maneira imediata é muito maior. Muitas ferramentas de e-mail marketing permitem que você configure a saudação de sua base e envie automaticamente com o nome de cada pessoa.


8. Atente-se ao tamanho do seu e-mail marketing


Evite criar modelos de e-mail que sejam maiores que 650 pixels, pois esse pode não ser exibido corretamente. E isso definitivamente afetará sua conversão. Por isso, tenha atenção ao tamanho do seu e-mail marketing e siga sempre as especificações da ferramenta que você utiliza. A maioria delas tem indicadores que demonstram se o seu e-mail está no padrão correto, dando inclusive nota para a saúde do HTML.


9. Teste seus assuntos e CTAs


Se as suas taxas de abertura estão baixas, talvez uma boa estratégia seja realizar testes A/B. Assim, você pode tentar identificar quais os interesses do seu público. Para realizar um teste A/B, você pode dividir seus destinatários em dois grupos, que irão receber o mesmo e-mail marketing, porém com uma pequena alteração. O call-to-action (CTA) e o assunto são duas das variáveis mais importantes. A partir desses resultados você conseguirá avaliar o quanto essa variação foi ou não eficiente na sua campanha. Se ao final do disparo você perceber que uma alteração de cor no seu CTA fez com que sua taxa de abertura e conversão tenha sido maior, talvez essa seja uma chave importante para seus próximos disparos, e assim por diante. 


10. Inclua seu logotipo


Sempre inclua seu logotipo nos seus e-mails! Isso fará com que a sua marca seja lembrada com mais facilidade. Um estudo de 2020 da Red Sift e da Entrust apontou que a presença de logotipos nas campanhas impacta positivamente o engajamento por e-mail. A lembrança da marca aumentou em 18% após uma exposição de cinco segundos à imagem, e a probabilidade de compra aumentou 34% nos e-mails com logotipos incluídos. Depois dessa dica, nunca mais se esqueça de adicionar seu logotipo ao design do seu e-mail marketing.


11. Deixe a oferta clara


"Frete grátis a partir de R$ 50" e "40% de desconto em todo o catálogo" são bons exemplos de chamadas que já trazem a oferta logo de cara. Existe uma tendência maior de abertura de e-mails marketing quando há um anúncio de uma oferta logo no assunto. No entanto, tome cuidado para não sobrecarregar seus leitores com e-mails de ofertas, que além de cansá-los, podem parecer spam, principalmente para clientes novos que ainda não conhecem sua empresa. Os e-mails marketing precisam seguir uma estratégia, e nem sempre é uma boa ideia começar disparos mais apelativos para clientes novos em potencial. Esses devem começar a ser enviados após um tempo do cliente com a sua marca.


12. Permita que os destinatários assinem sua newsletter


Mas o usuário já não teria que estar inscrito no mailing? Não necessariamente. Você pode, e deve, ter mailings segmentados na sua estratégia. Por isso, um botão de “Inscrever-se” pode ser um ótimo aliado. Adicione um CTA pequeno, mas visível, que permita que novas pessoas façam essa inscrição. E outra dica importante: como o seu e-mail marketing provavelmente já estará com mais algum CTA direcionado para o download de e-book, ou alguma outra ação, é importante que o botão de inscrever-se não chame mais a atenção para não confundir os usuários, divergindo da meta principal da campanha.


13. Conquiste o leitor no assunto do e-mail


Um bom assunto deve ter entre 30 e 50 caracteres, já incluindo espaços. A chamada no assunto deve criar curiosidade, senso de urgência ou oferecer uma oferta clara e chamativa. Se essa for demasiadamente longa, ou não indicar diretamente sobre do que se trata aquele e-mail, as chances do leitor abrir seu e-mail marketing, caem drasticamente. Além do mais, os provedores de e-mail geralmente cortam as linhas de assunto que vão além desse tamanho. Então, procure ter objetividade.


14. Use respostas automáticas para opt-ins


Sim, muitos dos seus leitores vão esquecer que se inscreveram na sua lista de e-mail. Então, para deixar a sua marca fresca na memória dos seus novos assinantes, procure mandar um e-mail automático no período de um ou 10 dias após o registro de seu lead. Essa resposta deve conter também algum conteúdo extra ou bônus para recompensar o usuário, assim você cria um interesse a mais dos novos usuários em participar da sua lista.


15. Faça um teste com outros colegas


Antes de enviar seu e-mail marketing, faça um teste mandando o arquivo para um ou dois colegas. Assim, eles poderão dar o feedback de como está a mensagem, se o call-to-action está claro e objetivo, etc. Esse breve teste pode poupar muito tempo depois.

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