Layout do blog

E-commerce: conheça cinco desafios e soluções

Vivian Peres

Não é de hoje que acompanhamos o crescimento vertiginoso do comércio eletrônico ao redor do globo. Diante de tantas mudanças nesta jornada, líderes em todo o mundo enfrentam obstáculos no processo de adaptação ao comércio e aos negócios digitais. Se esse é o seu caso, convidamos você a refletir sobre cinco desafios e soluções essenciais para  a construção de plataformas de e-commerce bem estruturadas, com estratégias que acompanham o movimento constante do mercado.


Tratamento de dados


É o número um da lista e não sem motivo, já que o Brasil tem, ao menos, duas importantes diretrizes sobre este tema e os seus impactos no e-commerce são mais do que significativos. Além do Marco Civil da Internet,  que exige permissões expressas do usuário, responsabiliza e-commerces pela aplicação de políticas de privacidade, proíbe compartilhamento de informações e concede direitos de exclusão de dados pessoais, há ainda a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), que entrou em vigor em setembro de 2020. 


Solução


Os negócios de varejo devem começar fazendo da função de comércio eletrônico uma parte integrante do negócio em vez de um segmento separado de uma solução de marca. Eles devem encontrar maneiras inteligentes de capturar e medir dados relacionados às compras na loja e à fidelidade do cliente, sempre de olho no que determinam as regras de tratamento de dados. Isto os ajudará na visualização de informações estratégicas, alcançando clientes de forma mais eficaz, fazendo um impacto interdigital e melhorando os métodos de monetização nas lojas locais.


Altas expectativas na experiência do usuário


De fato, há um esforço constante entre varejistas de todo o mundo em busca de construir uma reputação e uma imagem de marca bem afiadas com a promessa de uma grande experiência. Em uma época em que a vivência importa mais e gigantes tecnológicos como a Amazon estão levando o processo de compra on-line para um nível sempre superior, com métodos de envio antecipados, é muito difícil atender às expectativas dos clientes. E competir nesse sentido, é mesmo um enorme desafio. 


Solução


Para atender à expectativa em relação à experiência do usuário, as marcas devem começar a analisar suas tendências de comércio eletrônico e se concentrar no uso desses dados para oferecer vivências personalizadas para seus clientes. Eles devem se sentir reconhecidos e valorizados desde o momento em que começam a utilizar seu serviço. Para facilitar este tipo de conexão, envie alertas de notificação ou atualizações de produtos, por exemplo.


Agilidade


Aqui, estamos falando da capacidade que uma empresa tem de realizar tarefas como introduzir avanços, desenvolver e implantar
conteúdo digital e reagir rapidamente às mudanças sazonais. A agilidade impulsiona a realização digital imediata e é identificada como uma das iniciativas mais importantes nos negócios de e-commerce. A transformação ágil está no coração dos negócios digitais, e a escala é essencial para torná-los bem sucedidos.


Um grande número de empresas tem dificuldade de se mover ou mudar rapidamente para se adaptar às necessidades dos clientes. Isso geralmente se dá porque elas não conseguem integrar novas tecnologias de forma eficiente com seu sistema e, como resultado, encontram mais dificuldade para entrar em um novo mercado, por exemplo.


Solução


Ser ágil na abordagem do e-commerce ajuda uma empresa a oferecer uma experiência de compra aprimorada. Para serem ágeis, os e-commerce precisam incorporar mudanças rápidas em todas as plataforma, além de criar coleções personalizadas que inspirem os consumidores. Eles devem continuar colocando conteúdo novo e esta informação deve ser projetada separadamente para todos os dispositivos e canais de mídia, juntamente com experiências de venda guiada.


Abordagem de personalização


Não há como negar que a personalização é o fator-chave responsável por uma boa experiência do cliente. E, apesar da obsessão dos varejistas em proporcionar a seus clientes uma vivência única, é preciso dosar essa medida, uma vez que o excesso pode gerar irritação com o acúmulo de anúncios direcionados, por exemplo. O desafio aqui é valorizar o seu cliente como indivíduo.


Solução


Os líderes empresariais do comércio eletrônico devem se concentrar no desenvolvimento do relacionamento 1 a 1 com seus clientes. Eles precisam fortalecer a sua capacidade de olhar para cada cliente como quem olha para uma pessoa, para um ser humano, com as suas necessidades e desejos únicos e muito singulares. E utilizar a integração de várias tecnologias nesse sentido pode ajudar a criar jornadas quase que exclusivas para cada usuário. 


Coerência


A coerência é o elemento mais crítico para a construção de uma estratégia
omnichannel de sucesso. Os clientes usam múltiplas plataformas para procurar itens antes de tomar uma decisão de compra, por exemplo. Logo, analisar e compreender as interações do cliente através de todos os pontos de contato e usá-lo para construir uma experiência consistente e sem interrupções e ruídos é um dos maiores desafios do comércio eletrônico.


Solução


As marcas podem otimizar suas plataformas on-line para fornecer coerência e muito sentido e entre as opções de busca, nas páginas de compras e nos detalhes de envio. Isto os ajudará a tornar a experiência de compra perfeita. Somam-se a estes fatores, o ótimo trabalhado em outras áreas como qualidade do produto, logística, distribuição e prazos de entrega.

Quer melhorar a sua comunicação? Preencha o formulário no botão abaixo e receba o nosso diagnóstico gratuito!

QUERO MELHORAR A MINHA COMUNICAÇÃO

MAIS NOTÍCIAS

Por Maria Eduarda Jussiani 15 dez., 2023
No cenário dinâmico do marketing digital, a adaptação constante é a chave para o sucesso. À medida que avançamos para um novo horizonte, da ascensão de estratégias inovadoras de engajamento ao surgimento de tecnologias revolucionárias, novas tendências emergem, moldando a forma como as marcas se conectam com seu público.
Por Maria Eduarda Jussiani 21 nov., 2023
Com uma base de usuários ativos que ultrapassa a marca de um bilhão e um engajamento médio de mais de 25 horas semanais, o TikTok experimentou um impressionante crescimento exponencial. Esse fenômeno despertou o interesse das marcas, que encontraram na rede social uma oportunidade para educar, informar, inspirar e entreter o público, proporcionando um terreno fértil para o estabelecimento de uma conexão significativa entre produto e consumidor.
Por Vivian Peres 07 jun., 2023
Diversidade é a variedade de características e experiências que as pessoas trazem para um determinado ambiente, como raça, etnia, gênero, orientação sexual, religião, idade, habilidades, entre outras. A inclusão, por sua vez, refere-se à criação de um ambiente acolhedor, respeitoso e que valoriza as diferenças, de modo que todas as pessoas se sintam bem-vindas, respeitadas e possam contribuir plenamente.
Share by: