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Artigos e notícias

Por Maria Eduarda Jussiani 15 dez., 2023
No cenário dinâmico do marketing digital, a adaptação constante é a chave para o sucesso. À medida que avançamos para um novo horizonte, da ascensão de estratégias inovadoras de engajamento ao surgimento de tecnologias revolucionárias, novas tendências emergem, moldando a forma como as marcas se conectam com seu público.
Por Maria Eduarda Jussiani 21 nov., 2023
Com uma base de usuários ativos que ultrapassa a marca de um bilhão e um engajamento médio de mais de 25 horas semanais, o TikTok experimentou um impressionante crescimento exponencial. Esse fenômeno despertou o interesse das marcas, que encontraram na rede social uma oportunidade para educar, informar, inspirar e entreter o público, proporcionando um terreno fértil para o estabelecimento de uma conexão significativa entre produto e consumidor.
Por Vivian Peres 07 jun., 2023
Diversidade é a variedade de características e experiências que as pessoas trazem para um determinado ambiente, como raça, etnia, gênero, orientação sexual, religião, idade, habilidades, entre outras. A inclusão, por sua vez, refere-se à criação de um ambiente acolhedor, respeitoso e que valoriza as diferenças, de modo que todas as pessoas se sintam bem-vindas, respeitadas e possam contribuir plenamente.
comunicação interna como trabalhar com influenciadores corporativos
Por Vivian Peres 06 jun., 2023
Confira o nosso passo a passo sobre como encontrar e desenvolver uma estratégia com influenciados corporativos e turbine a sua comunicação interna.
Por Gisele Sartini 29 set., 2022
Ninguém tem dúvidas da potência do marketing de influência no Brasil. Um estudo da Spark (2019) revela que 76% dos consumidores já realizaram uma compra por recomendação de um criador ou celebridade digital. Mas quando o assunto é a utilização desta estratégia para empresas que vendem para empresas (B2B) surgem inúmeros questionamentos sobre a efetividade do investimento. O fato é que existe um nicho enorme a ser explorado, que -acredite - pode dar resultados expressivos se houver um bom planejamento. Tanto é que um estudo da plataforma HubSpot revelou que 71% dos profissionais de marketing de grandes companhias B2B planejam aumentar o orçamento nesta atividade nos próximos anos. Escolha os perfis certos Não são apenas grandes influenciadores que são capazes de gerar bons resultados, os nano podem ativar diretamente um público nichado, que é o ideal para o B2B. Enquanto grandes influenciadores falam para a massa, os perfis menores se comunicam diretamente com o público voltado para um assunto, gerando muitas vezes um engajamento e uma conversão maiores. Uma pesquisa da CMSWire aponta que o nível de engajamento médio dos micro e nano influenciadores é de 8,7%, enquanto o dos gigantes, fica em cerca de 1,7%. Isso significa que o retorno sobre investimento desses perfis é maior. Em outras palavras: optar por profissionais menores traz mais chances de atingir seu público-alvo sem a necessidade de investir um valor muito mais alto nos cachês das celebridades do mundo digital. Ou seja, é possível aumentar o engajamento, posicionar a sua marca e alavancar vendas por meio de parcerias certeiras, com influência específica, que sejam referências em seus meios. Se quiser saber mais sobre as diferenças entre celebridades e influencers, leia a matéria publicada no site da Interteia explicando o assunto. Desenvolva conteúdos focados neste perfil de cliente Enquanto o marketing B2C é focado majoritariamente na compra rápida, muitas vezes por impulso, o B2B envolve grandes transações financeiras e maior cuidado por parte dos compradores, o que influencia diretamente na sua comunicação. Ao mesmo tempo, dados da Convince & Convert Consulting revelaram que 91% das vendas entre empresas acontecem por indicação. Por isso, criar campanhas de resenhas de produtos, no segmento nichado, é uma das melhores estratégias nestes casos. A opinião dos influenciadores e os relatos de boas experiências podem influenciar diretamente os seus públicos engajados, além de terem um acesso a um networking enorme e qualificado. Isso tudo demanda um planejamento e mapeamento rigoroso dos influenciadores que mais podem conversar com a área da sua empresa. O ideal é que profissionais tracem essa estratégia a quatro mãos, com a assessoria de uma agência especializada.
Por Ana Carolina Barella 23 set., 2022
Lembra como era em um passado recente? Toda vez que um leitor ou uma leitora queria saber mais sobre lançamentos, ou entrar em contato com o trabalho de uma editora , ele recorria a um lugar — que convenhamos, é mágico — uma livraria. Lá, conversava com o seu livreiro de confiança, que sabia tudo sobre as novidades das editoras e quais livros provavelmente o agradariam. Hoje, o jogo mudou, e não foi pouco. Com o boom das livrarias virtuais e das vendas de e-books, o distanciamento social ocasionado pela pandemia, e a avalanche que foi a consolidação das redes sociais como canais de comunicação, editores têm uma oportunidade única de se aproximar de seus públicos-alvo e entender melhor o que eles desejam. Com estratégias certeiras de marketing digital para editoras , elas conseguem recriar essa conexão e relação de confiança e camaradagem. Uma ferramenta essencial para essa aproximação é a automação de marketing. Para quem não está familiarizado, consiste na utilização de uma plataforma que permita automatizar a execução de tarefas, como enviar uma série e-mails marketing para segmentações pré-determinadas, SMS, mensagens personalizadas, entre outros. Para se ter uma ideia, de acordo com a plataforma Lahar, empresas que usam esse tipo de ferramenta aumentam, em média, 451% seus leads qualificados ao implementarem ações automatizadas. Não irão faltar oportunidades para a captação de leads de leitores interessados: formulários em redes sociais, eventos físicos, ações com influenciadores digitais, liberação de capítulos e conteúdos ricos, além de vendas por meio de e-commerce próprio. Venha com a gente conferir algumas ideias efetivas para você criar a suas automação. A automação de marketing digital como estratégia O pretinho básico para começar essa estratégia é o e-mail de boas-vindas . Acredite ou não, ele é muitíssimo efetivo. De acordo com dados da plataforma Dinamize, esse tipo de campanha tem, em média, 4 vezes a taxa de abertura, e 5 vezes a taxa de cliques, quando comparada com outros modelos de envio. Além de boa performance, ela ajuda, e muito, na fidelização. E caso você não tenha colocado itens de interesse em seu formulário , também é o momento de entender melhor exatamente qual é o perfil desse consumidor. Ele gosta de livros de terror? Qual foi o último título que ele leu? Qual é o seu escritor favorito? Capriche nesta investigação pedindo para ele preencher detalhes sobre seus interesses. Quando você souber exatamente com quem está conversando, pode definir em qual automação essa pessoa entrará. A partir daí, o cliente receberá e-mails periódicos, com base no seu comportamento e gosto. Ele gosta de livros de romance? Por que não enviar uma sugestão deste segmento cada 15 dias para o seu leitor? E cupons de descontos no site desta área a cada três meses? Por que não enviar com exclusividade para esse leitor o link do pré-lançamento do grande hit de romance do mês? Uma sugestão simples, e altamente eficaz, é incluir nos seus formulários, que podem estar em um pop up na homepage, ou até mesmo em alguma campanha de captação de leads, a solicitação da data do aniversário do seu cliente . Desta maneira, você pode criar campanhas anuais, enviando e-mails de parabéns com sugestões de leituras e até mesmo cupons de desconto para o seu leitor poder comprar por um preço especial aquele livro que ele tanto queria e ninguém lembrou de presentear. A estrela da estratégia Se a sua editora possui um e-commerce, você não pode deixar passar a oportunidade de criar uma automação de abandono de carrinho . Ela é criada com base no livro que o leitor colocou na cesta de compras, mas não finalizou a ação por algum motivo. Essa ação desencadeia a automação, que serve como um lembrete para que o leitor retorne ao site e feche a compra. Ainda de acordo com a plataforma Dinamize, essa campanha é, normalmente, a de melhor performance entre seus clientes. Mas não apenas a desistência da compra pode ser um gatilho. A primeira compra do seu cliente no seu site pode gerar uma automação bem interessante. Você pode oferecer descontos 30 dias após ele ter garantido os seus primeiros exemplares no e-commerce, com um botão levando-o de volta ao site. Caso ele não efetue a segunda compra, pode enviar mais um e-mail, com outras oportunidades e com valores especiais. Existem até mesmo plataformas, que quando integradas ao e-commerce, conseguem traçar a jornada do seu cliente , e gerar automações que façam o match entre período de tempo em que o leitor compra um livro, o devora, procura a próxima leitura, e o intervalo entre as campanhas enviadas. Use e abuse de variáveis A cereja do bolo desta estratégia é sempre usar uma variável de nome nas campanhas. Desta maneira, o seu leitor recebe os e-mails personalizados, tornando a conversa mais pessoal. De acordo com um estudo da Stranford Graduate School of Business, ao inserir apenas o nome do cliente no assunto de um e-mail , conseguimos aumentar a probabilidade de abertura em 20% e reduzir os descadastros em 13%. E aí, gostou das ideias? Se quiser contar para a gente um pouco sobre a sua editora e receber um diagnóstico de comunicação gratuito, responda ao formulário .
Newsletters: como usar na sua estratégia de comunicação
Por Ana Carolina Barella 18 jul., 2022
Se você estava em dúvida se vale a pena investir na produção de uma newsletter, temos uma resposta: agora é o momento perfeito. O ano de 2022 marca a chegada dos influenciadores digitais a esse mercado, que deve crescer muito nos próximos anos. Nomes que vão de Tiago Leifert a Dua Lipa já trouxeram seus seguidores diretamente do Instagram para suas listas de inscritos.
5 boas práticas de e-mail marketing para empresas B2B
Por Equipe de conteúdo 14 jul., 2022
Dizem por aí que o e-mail marketing está fadado ao desaparecimento. Mas a realidade mostra exatamente o contrário. Um artigo recentemente publicado na Forbes apontou que a maioria dos profissionais de marketing vai intensificar o investimento nesta ferramenta nos próximos anos. Isso porque tem baixo custo ao mesmo tempo em que traz um retorno expressivo: ou seja, o ROI (retorno sobre investimento) é alto.
5 estratégias de marketing digital para o metaverso
Por Vinicius Mussi 14 jul., 2022
Nos últimos tempos, o metaverso tem sido mais falado que a Farofa da Gkay. O assunto está em alta desde que Mark Zuckerberg anunciou que o Facebook foi renomeado como Meta, com o depoimento do próprio CEO de que “ajudaria a dar vida ao metaverso”. Embora a adoção generalizada possa levar algum tempo, as principais marcas já estão reescrevendo as regras de marketing digital.
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