3 motivos para você fazer um planejamento de comunicação para a sua empresa em 2025

Ana Carolina Barella

Calma, respira! O mês do cachorro louco já acabou e setembro é aquele período que dá para pedir para te acordarem apenas quando ele terminar. Mas sabe o que isso realmente significa? Que se você ainda não começou a pensar em planejamento de comunicação, deveria. É isso aí, nada de dormir durante setembro, porque este mês é o momento de tirar um tempo para pensar com calma nas ações de marketing para 2025, e ter tempo de definir o seu orçamento e navegar pelo final do ano com tranquilidade.


Aqui na Interteia Comunicação, nós já começamos a fazer os planejamentos dos nossos clientes e o da agência, mas há quem ainda não tenha se convencido da importância de preparar um plano de comunicação anual. 


Por que é importante planejar as nossas comunicações?


Se você não parar para pensar no que deseja, estabelecer prioridades, metodologias e metas, nada vai acontecer. É preciso criar um norte fácil de seguir, com objetivos claros, públicos-alvo definidos, canais, metas e métricas que façam sentido. E o mais importante de tudo: que seja possível de realizar. Afinal, planejar é, acima de tudo, fazer escolhas estratégicas com base nos recursos humanos e financeiros disponíveis. Isso não quer dizer que você não possa mudar a rota ao longo do tempo.


Ainda não está convencido? Confira abaixo três motivos para você realizar um planejamento de comunicação para a sua empresa — ou entrar em contato conosco e entender melhor como podemos ajudá-lo nessa tarefa!


Determinar o que você deseja é essencial para garantir resultados


E estabelecer os objetivos e as metas de todos os esforços que serão empreendidos é essencial, afinal de contas, não tem como você traçar uma estratégia para crescer suas visualizações no TikTok ser você não determinou que é isso que quer fazer em 2025, não é mesmo? 


Para facilitar na hora de pensar o seu, confira essa colinha: Objetivos são visões de longo prazo daqueles lugares aos quais você vislumbra chegar. Já uma meta é uma tarefa desafiadora, mas possível de ser realizada, que você precisa cumprir em determinado prazo com um certo nível de excelência estabelecido por meio de parâmetros pré-definidos.


Garantir uma narrativa consistente 


Um bom planejamento determina todos os canais que a sua marca irá trabalhar durante o ano, e já estabelece planos de ação para cada um deles. Desta maneira, você garante que as mensagens que quer passar serão trabalhadas com o tom de voz adequado para cada rede, e também analisa qual canal vale apenas investir com mais força. O planejamento é o momento em que você repensa os seus públicos-alvo, personas, canais de comunicação e linha editorial. É muito importante sempre voltar para o básico, e rever toda a estratégia, afinal de contas um ano para o mundo digital é muito tempo. Se em 2022 você me contasse que um bilionário compraria o Twitter e a plataforma seria banida do Brasil com direito a intimação via rede social, diríamos que você está vendo Black Mirror demais. A verdade é que cenários mudam, novos canais nascem e morrem, sendo preciso rever anualmente o seu posicionamento em cada um deles. 


Criar uma cultura de alto desempenho


Sem objetivos e metas fica impossível criar KPIs, e sem KPIs… Como você acompanha o desempenho da sua estratégia? Com o seu planejamento de comunicação em mãos, você consegue acompanhar os resultados, e, se não estiverem satisfatórios, tem tempo de mudar de rota para conseguir chegar onde você deseja. 


Sabemos que o trabalho é grande e que é fácil desanimar ao longo do trajeto. Mas sempre tenha em mente que é melhor seguir na direção, mesmo que a passos de tartaruga, do que percorrer uma maratona no caminho errado.


Se você ficou animado para criar o seu planejamento de comunicação, nós temos um guia cheio de execícios e dicas detalhadas, para fazer a sua comunicação decolar. Basta clicar aqui.


E se você ainda estiver com dúvidas de para qual caminho seguir, troque ideias com uma especialista e melhore a sua estratégia. Clique aqui para agendar uma conversa com a CEO da Interteia, Vivian Peres. 


Quer melhorar a sua comunicação? Preencha o formulário no botão abaixo e receba o nosso diagnóstico gratuito!

QUERO MELHORAR A MINHA COMUNICAÇÃO

MAIS NOTÍCIAS

Por Vivian Peres 28 de agosto de 2025
The body content of your post goes here. To edit this text, click on it and delete this default text and start typing your own or paste your own from a different source.
Imagem da loja da marca Coach
Por Vivian Peres 25 de agosto de 2025
Segundo uma pesquisa da consultoria JWT Retail, 61% das pessoas em todo o mundo querem que as marcas as ajudem a sentir emoções fortes.
Mu acina
Por Vivian Peres 19 de agosto de 2025
Atualmente, já são mais de 59 milhões de brasileiros acima dos 50 anos, quase um terço da população. E a tendência é clara: até 2078, metade dos habitantes do país estará nesse grupo. Só fazendo um parêntese aqui, quando falamos de economia prateada, a maioria dos estudos considera a população a partir dessa idade.