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Agência de marketing digital: como, quando e qual contratar

Vivian Peres

Basta uma simples busca no Google para ver a grande oferta de agências de marketing. Como em todos os mercados promissores, a grande quantidade de entrantes não se traduz em qualidade. Pelo contrário, é cada vez mais complicado realizar a escolha do fornecedor correto, que mais se encaixe na realidade do seu negócio.

 

Em primeiro lugar, o match entre agência e cliente é uma via de mão dupla: tem que ser bom para os dois. Aqui na Interteia, por exemplo, temos alguns perfis de clientes que mais se encaixam com o nosso estilo de trabalho e somos bem sinceros quanto a isso com nossos prospects. Sempre desconfie de agências que atendem todo e qualquer negócio indiscriminadamente. 

Do que você precisa?

Antes de entrar no passo a passo desse processo de escolha tão importante, vale a pena conhecer o que é marketing digital: uma estratégia multifacetada que visa direcionar, alcançar e construir relacionamentos com clientes online, por meio de uma ampla gama de canais, fazendo com que eles realizem uma compra e mais compras no futuro. Um tanto vago, não é? Vamos entender esse conceito.


Os resultados do marketing digital são impactantes. Só os blogs podem ajudar as marcas a trazerem 67% mais leads, possíveis clientes, em comparação com aqueles que nunca publicam. O SEO (otimização dos motores de busca, em inglês) também apresenta uma taxa de conversão de 14,6%, que é dramaticamente maior do que a taxa de conversão de 1,7% que os métodos tradicionais de saída oferecem.


O marketing digital consiste, principalmente, nas seguintes táticas:


  • Marketing de conteúdo
  • Otimização de motores de busca (SEO)
  • Vídeo marketing
  • Marketing em dispositivos móveis
  • Publicidade online
  • E-mails marketing
  • Marketing nas mídias sociais


Uma agência de marketing digital usa uma grande variedade de recursos, estratégias e ferramentas on-line para ajudar uma empresa a atingir seus objetivos de comunicação e vendas. Isto pode fazer do planejamento e execução de uma campanha de marketing digital de sucesso uma perspectiva desafiadora para a maioria dos empreendedores.


Com isso em mente, um dos passos mais importantes na contratação de um parceiro é entender o escopo das atividades de que a sua empresa precisa para entender que tipo de fornecedor é mais indicado. Quanto melhor você puder descrever suas necessidades comerciais em termos de website, otimização de mecanismos de busca (SEO), publicidade, mídia social e design gráfico, melhor serão suas conversas com possíveis agências.


Você também deve conhecer seu orçamento e o que está disposto a investir. Não há valor definido.


Tipos de agências de marketing digital (e o que elas fazem)

Algumas agências são especializadas em um área ou atividade, enquanto outras oferecem uma ampla gama de serviços. Lembre-se de que o melhor para seu negócio dependerá de seu orçamento, de suas metas e objetivos de marketing digital, que profissionais você já tem (se tem) in house, e de como você quer praticar em seu marketing digital. Abaixo estão os tipos mais comuns de agências:


Agências de marketing digital full-service


Algumas agências oferecem uma ampla variedade de serviços, atendendo praticamente todas as demandas de uma empresa na parte digital. Normalmente, são fornecedores de médio ou pequeno porte e atuam muito com clientes que precisam de uma solução completa, em um pacote mais amplo, porém com custos menores, indo do desenvolvimento de um website a uma estratégia de nutrição de leads. As empresas que contratam agências desse tipo normalmente possuem equipes menores e que também não são tão especializadas. Essas agências muitas vezes ajudam os departamentos de marketing a ganharem fôlego extra a um custo menor do que seria necessário para construí-los com novas contratações.


Agências de SEO

Agências de marketing digital especializadas em SEO ajudam o conteúdo online de seus clientes a se destacarem nos resultados das buscas orgânicas. Eles terão especialistas para realizar o seguinte:


  • Pesquisa por palavra-chave
  • Auditorias do site
  • Auditorias de backlink
  • Conteúdo do site e do blog
  • Avaliação de metadados (verificação da qualidade da URL, etiquetas de título, meta descrições, etc.)
  • Otimização das descrições em vídeo
  • Link building


Uma empresa de SEO utilizará uma variedade de ferramentas de análise de dados e desenvolvimento de websites como Google Analytics, Google Search Console, SEM Rush, e SEO Moz. Elas são sempre as primeiras a adotar as melhores práticas de otimização para mecanismos de busca, incluindo a conformidade com o algoritmo de busca em constante mudança do Google. Buscar um fornecedor com esse perfil é essencial para quem vende on-line, especialmente por meio de e-commerces próprios. 


Agências de marketing de influência e mídias pagas

A busca paga, também chamada de publicidade paga, é outra forma de gerar tráfego para um site de negócios. Os anúncios digitais podem aparecer em sites, páginas de resultados de busca SERPs (página de resultados dos motores de busca, em inglês), e canais de mídia social. As agências de publicidade digital sabem como produzir campanhas que chamam a atenção, cheias de palavras-chaves que estão de acordo com as melhores práticas das plataformas digitais nas quais os anúncios aparecem. Os serviços populares incluem a criação e implantação de anúncios no Facebook, Instagram, Twitter e YouTube, e a criação e manutenção de contas no Google Ads Manager.


Algumas delas também podem incluir nesta estratégia parcerias com influenciadores digitais. 


Agências de mídia sociais 

As empresas recorrem às agências de mídias sociais quando precisam de ajuda para estabelecer e manter uma presença nas redes sociais - Instagram, Facebook. LinkedIn... Elas também oferecerão serviços relacionados a responder e reagir às interações dos clientes nas plataformas de mídia social, e podem oferecer divulgação de influência para promoção cruzada ou marketing afiliado.


Agências de webdesign e e-commerce  

Uma agência de webdesign é composta por designers criativos que constroem sites, e-commerces, portais e outros tipos de soluções para a presença on-line. Por serem mais especializados, esses fornecedores possuem custos mais altos, mas oferecem soluções mais interessantes. Os serviços comuns oferecidos pelas agências de website incluem experiência do usuário e design e pesquisa da interface do usuário (UX/UI), criação e armazenamento de imagens, desenvolvimento web e hospedagem web.


Por que contratar uma agência de marketing digital?

As agências conhecem as últimas tendências, melhores práticas e as melhores ferramentas e estratégias que são necessárias para o sucesso do marketing digital. 


Agências de marketing digital aumentam o tráfego orgânico para seu site

O objetivo geral de qualquer esforço de marketing digital é gerar o máximo de tráfego orgânico (não pago) para o próprio site comercial. Os profissionais de marketing das agências de marketing digital conhecem as entradas e saídas do marketing, as viagens dos clientes e os algoritmos dos mecanismos de busca.  Quando você trabalha com uma agência de marketing digital, o tráfego orgânico para o seu website aumenta. Uma boa agência também ajudará os seus canais a atraírem mais leads com menos custos. 


Agências de marketing digital geram leads com mais qualidade

Os profissionais de marketing digital conhecerão seu negócio, suas metas e objetivos de marketing, seu funil de vendas e seu público-alvo ideal. Ao trabalhar com uma agência, você será capaz de enviar a mensagem certa pelo meio online certo, no momento certo para cada lead. 


Agências de marketing digital expandem o alcance de sua marca

Como as agências de marketing digital são especializadas em promover marcas e criar relacionamentos online com clientes, elas sabem como expandir o alcance de sua marca.. 


Elas otimizam seu marketing de cima para baixo

A agência que você escolher deve parecer como uma extensão de sua equipe interna de marketing. Também detectará pontos fracos em suas atividades atuais. Se sua equipe de marketing for pequena, é provável que você não tenha a experiência de uma performance em ações digitais sejam eficazes. Por exemplo, você precisa de web design, SEO, relações públicas, e-mail marketing e marketing em mídia social. Você pode não ter experiência em todas estas áreas. 


Pontos importantes na escolha de uma agência


Transparência:
revise o website da agência e, se você não vir um endereço, bios e uma lista de clientes, então esta agência provavelmente não vale seu tempo. Se parece estar escondendo algo, então provavelmente está. É simples assim. A transparência total deve ser o primeiro critério. A agência tem um website decente? O site aparece alto nos resultados de busca, indicando sua perspicácia em SEO? Suas páginas de mídia social são devidamente atualizadas e com conteúdo de qualidade?


Credibilidade:
leia os testemunhos de clientes em seu website e pesquise em sites como Reclame Aqui. Peça referências de clientes, incluindo uma de uma conta que não tenha corrido tão bem. Todas as agências tiveram compromissos que não não foram bem-sucedidos, e é importante ter uma idéia de como eles lidaram com eles. Ligue para estas referências em vez de enviar um email - você ficará surpreso com o quanto mais informações você pode obter de um telefonema.


Experiência:
a agência tem experiência em seu setor? Se tiver, então pergunte sobre esses compromissos, o que correu bem e o que foi desafiador. Se não tiver, isto não é uma bandeira vermelha. Em vez disso, pergunte como ela se aproxima de uma nova indústria. Muitas vezes, uma nova abordagem é necessária para desbloquear uma estratégia de marketing estagnada.


Por último, é importante ter sinergia entre a sua empresa e a sua equipe e os profissionais que atuam na agência. Afinal, será um trabalho realizado conjuntamente. 

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