Dia Mundial do Livro
redes sociais
No Dia Mundial do Livro e do Direito Autoral deste ano, a Câmara Brasileira do Livro (CBL) uniu forças com o Sindicato Nacional dos Editores de Livros (SNEL) e a International Publishers Association (IPA) para realizar uma campanha digital conjunta em celebração à data.
Mais do que marcar presença em um dia importante para o setor, o objetivo era fortalecer a leitura como hábito e valor social, engajando diferentes públicos e ampliando a discussão em torno do livro. A ação também contou com o apoio de entidades parceiras como a ABRALE, ABDR, Abrelivros, Abigraf e o Instituto Pró-Livro (IPL).
O que fizemos
A iniciativa apostou na força da mobilização coletiva. Para isso, desenvolvemos um kit digital colaborativo, que permitiu que cada elo da cadeia do livro — editoras, instituições, projetos e leitores — pudesse se apropriar da campanha e divulgá-la em seus próprios canais.
O kit criado incluía:
- Posts para feed e stories
- Filtros interativos
- Artes com frases criativas, pensadas para dialogar com diferentes perfis de leitores.
Os materiais foram distribuídos para parceiros institucionais e também publicados nos perfis oficiais da CBL e de seus projetos, como Prêmio Jabuti, Prêmio Jabuti Acadêmico e Bienal Internacional do Livro de SP.
Resultados da edição de 2024
21 mil pessoas impactadas pelos posts da CBL
14.917 pessoas alcançadas pelos stories em que a CBL foi marcada
118 perfis diferentes aderiram à campanha e compartilharam as artes
1.941 pessoas usaram os modelos de stories criados.