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Marketing digital: as tendências e os desafios para 2022

Vinicius Mussi

O que esperar no mercado de marketing digital para 2022? Uma matéria no site da Forbes norte-americana entrevistou especialistas do mercado e separou dez tendências e desafios do segmento para este ano que se inicia. 


Afinal, a revolução digital, que acontece há algum tempo, foi acelerada pela pandemia. O estabelecimento da política de lockdown e as medidas de distanciamento social forçaram as organizações a se adaptarem a uma nova realidade, tornando impossível a sobrevivência da maioria dos setores econômicos sem uma estratégia on-line. 


Em meio à turbulência vivida desde 2020, 78% dos profissionais de marketing alteraram ou repensaram métricas, segundo o relatório Global State of Marketing. No livro “Marketing 5.0”, Philip Kotler aponta que é a hora das empresas liberarem plenamente a força das tecnologias avançadas em suas estratégias, táticas e operações de marketing. 


Então, aproveite cada uma das dicas para intensificar a sua estratégia e abrir caminhos que façam sentido para a sua empresa. Bora botar a mão na massa? 


Disseram que estava na pior, mas o e-mail marketing segue em alta


O recurso, conhecido há tempos, é uma espécie de LeBron James do marketing digital e seu uso continua sendo decisivo. Em 2022, a ferramenta é apontada como o principal canal das organizações, principalmente por sua personalização, automação e privacidade. Sua priorização será equivalente à escolha certeira de escalar King James para arremessar a bola no estouro do cronômetro. Segundo dados de um estudo da plataforma Litmus, 40% das empresas querem aumentar o seu investimento na ferramenta este ano.


Adeus programa de fidelidade, seja bem-vindo programa de adesão


Os programas de fidelidade têm benefícios, mas não oferecem a sensação de pertencimento, que é inerente à natureza humana. A mudança será focada nos planos de adesão, que fazem com que os consumidores se sintam parte da empresa e do negócio. Um bom case de sucesso nessa esfera é o Amazon Prime. O serviço de assinatura da Amazon une diversos benefícios: frete grátis e ofertas exclusivas para compra no e-commerce; possibilidade de assistir a filmes e séries ou ouvir músicas e podcasts nos serviços de streaming, além do acesso a uma biblioteca e-books no Prime Reading.


Vamos trocar a roda com o carro em movimento, e será ótimo


Sabe aquele ditado que diz que não se deve "trocar a roda com o carro em movimento"? Esqueça! Pelo menos no que diz respeito ao marketing digital, a tendência é coletar feedback constante a fim de corrigir eventuais problemas o quanto antes, evitando riscos. E isso só será possível por conta da possibilidade de acesso cada vez mais direto aos consumidores.


Substitua uma política de descontos por uma política de benefícios


Se a sua estratégia de marketing é focada em oferecer descontos para atrair novos clientes, chegou a hora de tentar entender como é possível agregar valor de outras formas. Procure entender o que os seus clientes buscam e como é possível fazer a diferença na vida deles. Em 2022, as marcas vão procurar substituir os descontos genéricos, que não mantêm os compradores por muito tempo, por ofertas exclusivas baseadas diretamente no que eles sabem sobre os diferentes perfis de consumidores, investindo na personalização da oferta e no incremento da experiência. 


"Data" continua sendo "the new oil"


Uma matéria famosa da revista The Economist de 2017 já mostrava a importância dos dados, citando-os como o recurso mais importante do mercado, o “novo petróleo”. Mas com um volume cada vez maior de informações sendo coletadas por diferentes canais, quem souber lidar com eles e transformá-los em conhecimento estratégico sairá na frente. Por isso, em 2022, a guerra por dados confiáveis promete ser ainda mais voraz. 


Seguimos firmes na "tiktokzação" do mundo dos vídeos


TikTok, Reels e Shorts são alguns dos exemplos da força dos vídeos no marketing digital. E realmente essa tendência dos vídeos curtos e divertidos segue com força em 2022. Além disso, eventos dos mais variados tipos já se digitalizaram e estão presentes na internet. O crescimento do formato também passa pelo aumento do streaming e pelos VODs, YouTube e Twitch.


Comunicação cada vez mais focada e segmentada


Quem nunca abriu a caixa de e-mails e estava lotada de spam? Ofertas de um grande marketplace, desconto em uma marca esportiva famosa e muitos outros. Uma comunicação massificada transforma os potenciais clientes em peixes difíceis de serem pescados em um aquário lotado. As grandes marcas estão migrando para uma comunicação mais direta e personalizada, fugindo do grande mar de ruído da internet. Para isso, voltamos à importância dos dados.


Que tal usar o real para alavancar o virtual?


Outra ferramenta que muita gente já achou estar fadada ao fracasso é o marketing direto. Entretanto, nos últimos anos, o investimento neste tipo de estratégia vem aumentando. Especialmente para negócios locais, como a venda de imóveis ou um restaurante, a estratégia de divulgação usando material impresso, funciona muito bem. Além disso, à medida em que as plataformas de tráfego pago ficam cada vez mais caras, acaba sendo ótima forma de maximizar o retorno sobre o investimento (ROI). Quando você abrir a sua caixa de correio, terá um folheto do pet shop, da farmácia e de outros comércios próximos a você. 


Storytelling digital: muitos dizem que fazem, mas poucos fazem direito


O tema, que vem crescendo e ganhando muita força nos últimos anos, continua uma forte tendência em 2022. Empresas que souberem contar boas e persuasivas histórias no universo online vão se destacar. E acredite: embora o termos seja um velho conhecido do marketing, poucas marcas realmente têm uma estratégia correta na hora de contar histórias. Muitas empresas ainda estão fazendo suas histórias sobre si mesmas, e não sobre as necessidades dos clientes.


Qual o futuro da Meta?


Por último, mas não menos importante, a pergunta que fica entre os profissionais do setor é "qual o futuro da Meta?". A empresa criada por meio de um rebranding do Facebook terá pela frente um ano decisivo. Muitas empresas planejam diminuir o seu investimento de marketing.

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