Metaverso e web3: entenda de uma vez por todas esses conceitos

Vivian Peres

Nesta semana, acontece o South by Southwest (SXSW 22). O maior festival de economia criativa do mundo, que rola em Austin, no Texas, e todos os olhares estão voltados para lá. Você sabe o porquê? É neste evento que acontecem as maiores previsões sobre as inovações e o futuro de áreas como comunicação, educação, arte, música, finanças, games e tecnologia.

 

O metaverso e web3 estão entre os temas mais debatidos deste ano. Para você ficar por dentro, descomplicamos os insights que a futurista Amy Webb aprentou por lá. Vem com a gente. 

 

No que a Web3 é diferente das outras?

A Web3 seria a terceira geração da internet - parênteses: a primeira foi a world-wide-web e a segunda, a mídia social. Ela seria descentralizada, gerenciada de forma autônoma por meio de inteligência artificial (IA) e construída na tecnologia blockchain

 

Como isso muda o jogo? 

A IA altera permanentemente nossa percepção da realidade. Estamos nos aproximando do dia em que os sistemas de IA poderão tomar suas próprias decisões, de forma bastante complexa, e sem a nossa influência. Um exemplo desse tipo de tecnologia é a GPT3, desenvolvida pela OpenAI. Uma IA que consegue fazer atividades, como escrever textos, por exemplo, de forma muito parecida com um humano. 

 

E o metaverso? 

O metaverso é um termo guarda-chuva que representa essa ponte entre o mundo físico e o novo mundo virtual, mais imersivo e sensorial. Entraremos nele, pouco a pouco, conforme fomos interagindo com as tecnologias emergentes. 

 

Tá, o que quer dizer na prática? 

No futuro, teremos várias versões digitais de nós mesmos. E para provar nossa identidade no metaverso, usaremos a tecnologia blockchain. Aqui, temos que falar também dos NFTs (non-fungible tokens): importantes elementos desse jogo, pois permitem atestar a autenticidade de itens nesse mundo virtual, como uma obra de arte ou uma música, por exemplo. 

 

Para terminar, algo muito importante: Amy alertou para o boom dos NFTs. Atualmente, os colecionáveis ​​digitais são valiosos por causa de sua escassez, mas conforme o mercado ficar saturado, devem perder valor

Quer melhorar a sua comunicação? Preencha o formulário no botão abaixo e receba o nosso diagnóstico gratuito!

QUERO MELHORAR A MINHA COMUNICAÇÃO

MAIS NOTÍCIAS

Por Vivian Peres 28 de agosto de 2025
The body content of your post goes here. To edit this text, click on it and delete this default text and start typing your own or paste your own from a different source.
Imagem da loja da marca Coach
Por Vivian Peres 25 de agosto de 2025
Segundo uma pesquisa da consultoria JWT Retail, 61% das pessoas em todo o mundo querem que as marcas as ajudem a sentir emoções fortes.
Mu acina
Por Vivian Peres 19 de agosto de 2025
Atualmente, já são mais de 59 milhões de brasileiros acima dos 50 anos, quase um terço da população. E a tendência é clara: até 2078, metade dos habitantes do país estará nesse grupo. Só fazendo um parêntese aqui, quando falamos de economia prateada, a maioria dos estudos considera a população a partir dessa idade.