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Social selling: como as redes sociais podem ajudar a vender mais

Vivian Peres

Você já ouviu falar de social selling? Trata-se de abordagem que permite aos vendedores se aproximarem dos clientes em potencial por meio das redes sociais. O objetivo é estabelecer relacionamentos mais duradouros, evitando práticas desgastadas. 


Quer entender melhor como utilizar essa estratégia? Nesta matéria, tiramos as suas dúvidas mais relevantes e explicamos quais são as principais redes sociais nas quais você pode atuar para desenvolver as suas vendas. Afinal, se você ainda não incorporou social selling ao seu funil, provavelmente já está perdendo negócios.


O que é social selling? 

Bom, vamos começar explicando melhor o conceito. Social selling é a arte de usar as redes sociais para encontrar, conectar-se, compreender e nutrir clientes em potencial. É uma maneira moderna de desenvolver relacionamentos em longo prazo com o objetivo de se tornar referência no mercado e fechar vendas com menos esforço. Essa estratégia é considerada inovadora, pois rompe com uma metodologia bastante tradicional usada por muitos departamentos comerciais: inundar os prospects com ligações ou e-mails indesejados.


Se você tem uma página comercial do Facebook, perfil no LinkedIn ou conta profissional no Twitter, já começou a desenvolver os primeiros passos do social selling, mesmo que nunca tenha realmente usado o termo para descrever suas atividades online. 


Mas não se trata somente de entender por meio de suas redes sociais quais os perfis dos seus possíveis contratos, é necessário construir pontes com eles para desenvolver uma parceria duradoura. É mais ou menos como um relacionamento amoroso. Se você pedir a pessoa em casamento logo no primeiro dia, provavelmente ela vai sair correndo: o "sim" só vem depois de algum tempo de paquera e namoro. 


No social selling, a lógica é a mesma: nutrir os prospects e esperar o momento certo para a venda, entendendo as "dores" e "angústias" do cliente e se colocando como a solução.


Por que é interessante utilizar essa estratégia?

Para falar das vantagens de usar o social selling, primeiro vamos comentar as desvantagens da forma tradicional de fazer vendas. Quem aqui já se irritou com departamentos comerciais que ligam incansavelmente e nas piores horas possíveis? Creio que todo mundo que está lendo esse texto já teve uma experiência ruim e ficou sem nem poder ouvir o nome da empresa insistente. 


Por isso, desenvolver uma abordagem social selling é tão importante. É preciso dar uma nova roupagem aos departamentos comerciais. E as estatísticas estão aí para provar: segundo dados da plataforma Hootsuite, 78% de quem utiliza essa abordagem vende mais.


Conheça abaixo os quatro principais pilares:


1. Reconhecimento de marca 

Os consumidores são cada vez mais seletivos e só trabalham com fornecedores em quem possam confiar. Uma marca forte mostra que a sua empresa é participante ativa em seu setor. Isso leva a mais contatos e gera mais interesse de clientes em potencial. 


2. Maior entendimento do mercado

A venda social permite que você encontre e se conecte com prospects de forma mais eficaz do que as vendas tradicionais. É importante acompanhar o que os seus clientes atuais e potenciais compartilham: eles normalmente dizem o que precisam e é o papel do profissional de vendas prestar atenção.


3. Envolvimento nos assuntos relevantes

Posicione-se como um especialista no assunto, compartilhando conteúdos relevantes do seu setor, mantendo o foco em auxiliar os possíveis clientes. 


4. Construção de relacionamentos 

Conquiste a confiança do seu público, compartilhando suas perspectivas e ajudando com informações relevantes para solucionar problemas do seu nicho. Abra o diálogo primeiro para, só depois, oferecer qualquer produto ou serviço.


Principais redes sociais para usar estratégia de social selling

A dica é manter a participação ativa, seja no seu perfil pessoal (especialmente no Linkedin) ou nas páginas empresariais. Esteja também nos muitos grupos de debate presentes em redes como o Facebook e o Linkedin. 


Twitter

O Twitter é uma das melhores redes sociais para o monitoramento de temas e tendências. O que as pessoas estão falando? Quais são os debates? Exercite essa escuta social e analise sempre o papel da sua empresa neste contexto.  


LinkedIn

Por ser uma rede social profissional, é sem dúvidas a mais importante para social selling. Essa relevância aumenta ainda mais se o seu negócio for B2B. Afinal, 50% dos compradores B2B usam o LinkedIn como um recurso ao tomar decisões de compra. Siga os seus prospects e se posicione como referência nas conversas que eles levantarem. 


Facebook e Instagram

Algumas pessoas simplesmente não querem misturar negócios e prazer. Por isso, cuidado com abordagens no Facebook ou Instagram. Evite, por exemplo, enviar pedidos de amizade para contatos de negócios ou clientes em potencial. Em vez disso, trabalhe para atrair pessoas às suas páginas e utilize todas as ferramentas de vendas que as plataforma oferecem para expor os seus produtos ou serviços.


WhatsApp 

É uma ótima ferramenta para mandar o canal aberto com prospects em estágio mais avançado, enviando conteúdos que tenham a ver com o que já foi abordado. Também pode ser ótima para nutrir os clientes atuais com informações, a fim de realizar novas vendas.


Auxílio de uma agência parceira

Nem todas as empresas estão preparadas para mudar a abordagem de vendas. Por isso, pode ser interessante a contratação de uma agência ou consultoria de comunicação para auxiliar o trabalho. Aqui na Interteia Comunicação, por exemplo, já realizamos diversas estratégias para empresas de todos os portes. Os profissionais ajudam a mapear as jornadas dos clientes e auxiliar a integração entre vendas e marketing com foco em estratégias assertivas em todas as etapas.


Sobre a autora

Vivian Peres

fundadora e CEO da Interteia


Graduada em comunicação social (jornalismo) pela Universidade Estadual Paulista (Unesp) com pós‐graduação em relações internacionais pela Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo (Fesp‐SP) e MBA em marketing pela Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM). Iniciou a carreira como repórter em algumas das mais importantes revistas femininas do país em 2001. Desde 2005, realiza atividades de comunicação corporativa, tendo prestado serviços para empresas como McDonald’s, Texbrasil/ Abit, ANBIMA, CBL, Prêmio Jabuti, Associação Brasileira de Franchising e Mauricio de Sousa Produções, entre outras. Tem mais de 300 horas de experiência em gestão de projetos usando técnicas de design thinking. 

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