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5 estratégias de marketing digital para o metaverso

Vinicius Mussi

Nos últimos tempos, o metaverso tem sido mais falado que a Farofa da Gkay. O assunto está em alta desde que Mark Zuckerberg anunciou que o Facebook foi renomeado como Meta, com o depoimento do próprio CEO de que “ajudaria a dar vida ao metaverso”. Embora a adoção generalizada possa levar algum tempo, as principais marcas já estão reescrevendo as regras de marketing digital.


Mas o que é, exatamente, o metaverso? Segundo Matthew Ball, investidor de risco e autor, o metaverso é uma rede expansiva de mundos e simulações 3D persistentes em tempo real, com cinco elementos centrais:


  • Ambientes imersivos, muitas vezes usando realidade virtual ou aumentada
  • Sempre online e acontecendo em tempo real
  • Engloba os mundos virtuais e físicos
  • Possui uma economia virtual, construída com ativos digitais e criptomoedas, incluíndo NFT (token não fungível)
  • Permite que as pessoas tenham identidades virtuais


Parece algo para um futuro muito distante, mas já está acontecendo! Confira algumas estratégias listadas pelo blog Neil Patel, um dos mais renomados do marketing digital.


Defina as metas de marketing do Metaverso 


Por que a sua marca quer fazer parte do Metaverso? É preciso definir com clareza o objetivo. Entre as possibilidades, estão conseguir novas audiências, melhorar o posicionamento ou criar uma imagem vanguardista. Por enquanto, nas plataformas disponíveis, o público é majoritariamente jovem, o que precisa ser levado em conta na estratégia.


Identifique as plataformas que mais combinam com a sua marca


Existem amplas oportunidades de experimentar múltiplas plataformas para ver o que funciona. Roblox, Fortnite e Minecraft são algumas delas. A grife Gucci, por exemplo, atraiu 19,9 milhões de visitantes em apenas duas semanas com o lançamento da versão do seu museu, Gucci Garden, no Roblox.



Crie experiências com um design atraente para o seu público-alvo


O público tende a ver a marca presente no Metaverso como algo inovador, então entregar experiências únicas, é fundamental. É uma oportunidade de alcançar seus públicos em uma nova dimensão! Use a sua criatividade.


Utilize estratégias para realizar vendas


É possível ganhar dinheiro no Metaverso! Segundo a consultoria McKinsey, esse já é um mercado de USD 54 bilhões e deve aumentar ainda mais nos próximos anos. A empresa americana de roupas Forever 21, por exemplo, vende roupas virtuais no Roblox. 


Repense como você mede o sucesso 


As métricas utilizadas no marketing digital geralmente são curtidas, alcances e conversões. Nesta nova realidade, é necessário definir novas referências de engajamento, contabilizando a economia única da plataforma, como por exemplo, a “escassez” das NFTs.


A empresa britânica de entrega de comida, Deliveroo, criou "Drives" virtuais para realizar entregas dentro do jogo Animal Crossing, da Nintendo, incluindo um cupom para utilizar na vida real. Nas primeiras horas, acumulou mais de 3 milhões de interações.


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