Layout do blog

5 tendências de marketing B2B e B2C para o Instagram

Vivian Peres

Que é muito diferente fazer comunicação para empresas que vendem diretamente ao consumidor final (B2C) ou que têm como público-alvo outras empresas (B2B) ninguém tem dúvidas. Mas para mapear exatamente quais são os pontos de convergência e divergência dessas duas estratégias, a HubSpot, uma das principais plataformas de marketing do mundo, fez uma pesquisa com mais de 500 profissionais do setor. 


O estudo traz alguns dados interessantes: 75% dos negócios
B2B atualmente utilizam o Facebook em comparação com apenas 66% dos B2C; 60% dos negócios B2C aproveitam o YouTube, 24% a mais do que os negócios B2B, e o Twitter também é mais popular entre os que têm o consumidor final como público-alvo.


E no Instagram, como essas diferenças acontecem? Embora as marcas B2B e B2C se cruzem em seus principais objetivos, a forma como elas usam a plataforma difere muito. Neste artigo, apresentamos os principais resultados da pesquisa para essa rede social, que é uma das mais utilizadas no Brasil.


1. Maior sucesso com o marketing de influência


Quando se trata de realizar ações de marketing por meio de influenciadores no Instagram, as empresas B2B relataram um retorno sobre o investimento maior do que as B2C: 25% dos profissionais de marketing B2B dizem que planejam inclusive intensificar essa estratégia, em comparação com apenas 10% dos B2C.


Quando solicitados a classificar o ROI (retorno sobre investimento) da parceria com influenciadores, 70% dos profissionais B2B dizem que o valor é alto. Apenas 51% dos que trabalham com marketing B2C deram a mesma resposta. Isso pode acontecer porque os influenciadores B2B são mais
nichados e, assim, permitem um investimento assertivo e que gera resultados diretos. 


2. Foco em conteúdo educacional e autêntico


Apenas 4% dos profissionais de marketing B2B dizem que a estratégia de geração de conteúdo educacional oferece um ROI atrativo no Instagram. Para a maioria das marcas, essa ação ficou atrás das ferramentas de compras, criação de conteúdo, interação com o público e campanhas publicitárias.


Apesar disso, 68% dos profissionais de marketing B2B planejam aumentar o investimento na criação de posts educativos ou informativos.Enquanto isso, 46% dos profissionais B2C esperam fazer o mesmo. O estudo aponta ainda que 27% das marcas B2C devem fazer a primeira incursão neste setor em 2022. 


As marcas B2B disseram que uma estratégia de sucesso é mostrar os bastidores do negócio. Por isso, a maioria dos profissionais (63%) planeja aumentar o investimento nesse tipo de conteúdo, número 16% maior que o mercado B2C.


3. Maior prioridade no atendimento ao cliente


As marcas B2C aproveitam a presença no Instagram para realizar o atendimento ao cliente: 15% a mais do que as B2B. Isso acontece por duas razões. A primeira é que se alinha com seus objetivos do negócio. Aproximadamente 27% dos profissionais de marketing B2C dizem que melhorar o atendimento e a retenção do clientes é um de seus principais objetivos em 2022. A segunda, é que essa estratégia vale a pena: 44% dos profissionais de marketing B2C acreditam que alavancar o Instagram para atendimento ao cliente oferece alto ROI.


4. Maior uso de ferramentas de compras


Em 2022, 34% das marcas B2C estão focadas em anunciar seus produtos e serviços, em comparação com apenas 22% das B2B. Conhecendo esses dados, faz sentido que as ferramentas de compras do Instagram sejam mais populares entre as marcas B2C: 48% dos profissionais garantem que oferece um alto ROI. 


É a estratégia do Instagram com melhor desempenho, juntamente com o atendimento ao cliente. Apesar desses números promissores, nem todas as marcas B2C a utilizam: para 37% dos profissionais, 2022 marcará a estreia dessa prática. Outra razão pela qual essas ferramentas de compras são menos populares entre as marcas B2B é a receita: 48% dos profissionais dizem que o maior desafio é que não geram vendas o suficiente.


5. Ênfase em um tom de voz consistente


36% das marcas B2C comentaram que a falta de um tom de voz consistente fez com que perdessem seguidores: 10% a mais do que as marcas B2B. 42% planejam mudar essa realidade nos próximos anos. Aqueles que já investem em um tom de voz consistente garantem que esse é o segundo investimento de marketing com melhor desempenho, atrás apenas da criação de conteúdo que incentiva o engajamento. Além disso, 16% dos profissionais B2C confirmam que é a ação de marketing em que mais investirão, em comparação com apenas 9% das marcas B2B.

Quer melhorar a sua comunicação? Preencha o formulário no botão abaixo e receba o nosso diagnóstico gratuito!

QUERO MELHORAR A MINHA COMUNICAÇÃO

MAIS NOTÍCIAS

Por Maria Eduarda Jussiani 15 dez., 2023
No cenário dinâmico do marketing digital, a adaptação constante é a chave para o sucesso. À medida que avançamos para um novo horizonte, da ascensão de estratégias inovadoras de engajamento ao surgimento de tecnologias revolucionárias, novas tendências emergem, moldando a forma como as marcas se conectam com seu público.
Por Maria Eduarda Jussiani 21 nov., 2023
Com uma base de usuários ativos que ultrapassa a marca de um bilhão e um engajamento médio de mais de 25 horas semanais, o TikTok experimentou um impressionante crescimento exponencial. Esse fenômeno despertou o interesse das marcas, que encontraram na rede social uma oportunidade para educar, informar, inspirar e entreter o público, proporcionando um terreno fértil para o estabelecimento de uma conexão significativa entre produto e consumidor.
Por Vivian Peres 07 jun., 2023
Diversidade é a variedade de características e experiências que as pessoas trazem para um determinado ambiente, como raça, etnia, gênero, orientação sexual, religião, idade, habilidades, entre outras. A inclusão, por sua vez, refere-se à criação de um ambiente acolhedor, respeitoso e que valoriza as diferenças, de modo que todas as pessoas se sintam bem-vindas, respeitadas e possam contribuir plenamente.
Share by: