5 tendências de marketing B2B e B2C para o Instagram

Vivian Peres

Que é muito diferente fazer comunicação para empresas que vendem diretamente ao consumidor final (B2C) ou que têm como público-alvo outras empresas (B2B) ninguém tem dúvidas. Mas para mapear exatamente quais são os pontos de convergência e divergência dessas duas estratégias, a HubSpot, uma das principais plataformas de marketing do mundo, fez uma pesquisa com mais de 500 profissionais do setor. 


O estudo traz alguns dados interessantes: 75% dos negócios
B2B atualmente utilizam o Facebook em comparação com apenas 66% dos B2C; 60% dos negócios B2C aproveitam o YouTube, 24% a mais do que os negócios B2B, e o Twitter também é mais popular entre os que têm o consumidor final como público-alvo.


E no Instagram, como essas diferenças acontecem? Embora as marcas B2B e B2C se cruzem em seus principais objetivos, a forma como elas usam a plataforma difere muito. Neste artigo, apresentamos os principais resultados da pesquisa para essa rede social, que é uma das mais utilizadas no Brasil.


1. Maior sucesso com o marketing de influência


Quando se trata de realizar ações de marketing por meio de influenciadores no Instagram, as empresas B2B relataram um retorno sobre o investimento maior do que as B2C: 25% dos profissionais de marketing B2B dizem que planejam inclusive intensificar essa estratégia, em comparação com apenas 10% dos B2C.


Quando solicitados a classificar o ROI (retorno sobre investimento) da parceria com influenciadores, 70% dos profissionais B2B dizem que o valor é alto. Apenas 51% dos que trabalham com marketing B2C deram a mesma resposta. Isso pode acontecer porque os influenciadores B2B são mais
nichados e, assim, permitem um investimento assertivo e que gera resultados diretos. 


2. Foco em conteúdo educacional e autêntico


Apenas 4% dos profissionais de marketing B2B dizem que a estratégia de geração de conteúdo educacional oferece um ROI atrativo no Instagram. Para a maioria das marcas, essa ação ficou atrás das ferramentas de compras, criação de conteúdo, interação com o público e campanhas publicitárias.


Apesar disso, 68% dos profissionais de marketing B2B planejam aumentar o investimento na criação de posts educativos ou informativos.Enquanto isso, 46% dos profissionais B2C esperam fazer o mesmo. O estudo aponta ainda que 27% das marcas B2C devem fazer a primeira incursão neste setor em 2022. 


As marcas B2B disseram que uma estratégia de sucesso é mostrar os bastidores do negócio. Por isso, a maioria dos profissionais (63%) planeja aumentar o investimento nesse tipo de conteúdo, número 16% maior que o mercado B2C.


3. Maior prioridade no atendimento ao cliente


As marcas B2C aproveitam a presença no Instagram para realizar o atendimento ao cliente: 15% a mais do que as B2B. Isso acontece por duas razões. A primeira é que se alinha com seus objetivos do negócio. Aproximadamente 27% dos profissionais de marketing B2C dizem que melhorar o atendimento e a retenção do clientes é um de seus principais objetivos em 2022. A segunda, é que essa estratégia vale a pena: 44% dos profissionais de marketing B2C acreditam que alavancar o Instagram para atendimento ao cliente oferece alto ROI.


4. Maior uso de ferramentas de compras


Em 2022, 34% das marcas B2C estão focadas em anunciar seus produtos e serviços, em comparação com apenas 22% das B2B. Conhecendo esses dados, faz sentido que as ferramentas de compras do Instagram sejam mais populares entre as marcas B2C: 48% dos profissionais garantem que oferece um alto ROI. 


É a estratégia do Instagram com melhor desempenho, juntamente com o atendimento ao cliente. Apesar desses números promissores, nem todas as marcas B2C a utilizam: para 37% dos profissionais, 2022 marcará a estreia dessa prática. Outra razão pela qual essas ferramentas de compras são menos populares entre as marcas B2B é a receita: 48% dos profissionais dizem que o maior desafio é que não geram vendas o suficiente.


5. Ênfase em um tom de voz consistente


36% das marcas B2C comentaram que a falta de um tom de voz consistente fez com que perdessem seguidores: 10% a mais do que as marcas B2B. 42% planejam mudar essa realidade nos próximos anos. Aqueles que já investem em um tom de voz consistente garantem que esse é o segundo investimento de marketing com melhor desempenho, atrás apenas da criação de conteúdo que incentiva o engajamento. Além disso, 16% dos profissionais B2C confirmam que é a ação de marketing em que mais investirão, em comparação com apenas 9% das marcas B2B.

Quer melhorar a sua comunicação? Preencha o formulário no botão abaixo e receba o nosso diagnóstico gratuito!

QUERO MELHORAR A MINHA COMUNICAÇÃO

MAIS NOTÍCIAS

Por Vivian Peres 28 de agosto de 2025
The body content of your post goes here. To edit this text, click on it and delete this default text and start typing your own or paste your own from a different source.
Imagem da loja da marca Coach
Por Vivian Peres 25 de agosto de 2025
Segundo uma pesquisa da consultoria JWT Retail, 61% das pessoas em todo o mundo querem que as marcas as ajudem a sentir emoções fortes.
Mu acina
Por Vivian Peres 19 de agosto de 2025
Atualmente, já são mais de 59 milhões de brasileiros acima dos 50 anos, quase um terço da população. E a tendência é clara: até 2078, metade dos habitantes do país estará nesse grupo. Só fazendo um parêntese aqui, quando falamos de economia prateada, a maioria dos estudos considera a população a partir dessa idade.