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Campanhas de comunicação interna: como engajar a equipe e estimular a sensação pertencimento

Simone Bernardes

As constantes mudanças no mundo e no universo do trabalho lançam reflexões importantes sobre o presente e o futuro da comunicação interna. O maior desafio é criar a sensação de pertencimento.   


A comunicação interna segue como um dos pilares mais importantes e estratégicos para profissonais e empresas. É o que diz a 4ª edição da pesquisa “Tendências de Gestão de Pessoas”, da Great Place to Work (GPTW), lançada em 2022. O estudo ouviu mais de 2,6 mil profissionais no Brasil sobre os principais desafios enfrentados em 2021 e o que é essencial para as empresas em 2022.


Para 49,2% dos participantes, a comunicação interna foi uma das atividades mais complexas no ano passado, e 30,7% apontam que ela está entre as prioridades em gestão de pessoas em 2022, atrás apenas de desenvolvimento e capacitação de lideranças, e cultura organizacional. Não sem motivo, pois todos esses setores se completam e precisam caminhar lado a lado. Outro dado interessante revela uma missão ainda mais ampla da área: engajar, sensibilizar e gerar pertencimento. Na pesquisa, a empatia e a gestão humanizada estão entre as características mais valorizadas pela empresa nas lideranças.

 

Diante da relevância do assunto, é necessário o desenvolvimento de estratégias criativas, que ajudem a estimular a equipe. Compartilhamos algumas ideias e experiências que podem indicar rotas interessantes e transformadoras para a comunicação interna da sua empresa e para que seus colaboradores sintam-se estimulados e representados.

 

Estimule a manutenção da saúde em dia 

A comunicação interna também é uma ótima aliada para abordar diversos temas importantes para as empresas e funcionários. A saúde é um deles. Além das datas que já fazem parte do calendário, como o Outubro Rosa e o Novembro Azul, a comunicação interna também pode criar ações para estimular o check-up ou explicar quais são os benefícios do plano de saúde ligados à medicina preventiva. Parar dez minutinhos do dia para fazer ginástica laboral com os colegas ou contratar uma palestra para falar sobre técnicas de relaxamento são outras ideias que costumam fazer sucesso e ajudam a criar um ambiente de bem-estar. 


Colete informações de forma leve e descontraída

É normal que as áreas de recursos humanos precisem coletar informações sobre os colaboradores. Em vez de enviar apenas um formulário maçante, essa atividade pode ser realizada de forma leve e com muito engajamento, em ações digitais descontraídas, com uso de gifs e memes, que criam uma identificação entre as pessoas. A linguagem mais solta aumenta o engajamento e permite que atividades chatas se transformem completamente 


Tenha foco no apoio emocional

Uma pesquisa do Instituto IPSOS, que ouviu pessoas de mais de 30 países, aponta que o Brasil está em primeiro lugar como o que mais se preocupa com saúde mental. O tema também está entre os mais relevantes entre os participantes do estudo da Great Place to Work, mencionado anteriormente. Para 97,2% dos entrevistados, a saúde mental é um ponto relevante para a gestão de pessoas na empresa. Os dados aqui servem para ilustrar que não importa o caminho, é preciso falar sobre isso sempre e existem diversas formas de abordar o assunto. Divulgar canais e serviços de apoio emocional oferecidos pela empresa, promover rodas de encontros presenciais e.ou virtuais para debater sobre o tema são alguns dos exemplos. 


Invista em campanhas e atividades lúdicas

Com a rotina cada vez mais massante, é importante que as empresas estimulem momentos de descompressão. Os animais de estimação têm um cantinho especial. Logo, é justo que eles recebam o destaque que merecem em ações de comunicação interna também. Além de determinar algumas datas para que visitem e façam parte da dinâmica do escritório, pode ser interessante desenvolver concursos que elegem o pet mais fofo ou aquele com o melhor desempenho como assistente do home office. Outras ideias são o desenvolvimento de crachás ou de troféus do pet em 3D.


Outros exercícios para pensar a intercomunicação hoje e amanhã 

Não importa se o trabalho é presencial, remoto ou híbrido, coloque-se sempre no lugar do outro. Os valores, as crenças e os sentimentos do receptor importam e muito para pensar na mensagem que a comunicação interna está construindo. Pense no coletivo para que as ações abracem todos os estilos e gostos. 


Vá além do que diz o calendário e invista em iniciativas que não estão conectadas somente com datas comemorativas, mas que, acima de tudo, refletem a cultura da sua empresa. Uma comunicação clara e transparente ajuda a reforçar o senso de pertencimento entre os colaboradores. A linguagem do amor também se aplica ao ambiente de trabalho: o uso de emojis, gifs e trilhas sonoras especiais e tocantes em vídeos, por exemplo, também servem como gestos de afeto e espalham gentileza entre os colegas.


Também vale lembrar que a plataforma que a sua empresa usa como principal ou como uma das ferramentas de comunicação interna é primordial. Nós já divulgamos por aqui um conteúdo com ótimas dicas sobre o Workplace e que estão disponíveis nesta matéria.

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