Layout do blog

7 tendências de marketing B2B para os próximos anos

Vivian Peres

Quais as oportunidades e iniciativas que a maioria dos profissionais de marketing do mercado B2B (business to business) visualizam para os próximos anos? Para responder a essa e outras perguntas, a HubSpot, uma das principais plataformas de marketing do mundo, fez uma pesquisa com mais de 500 profissionais do setor. 


Neste artigo, trazemos oito das principais tendências mapeadas pelo trabalho. Bora conferir!


1. Medir o ROI do máximo possível de atividades


Cada vez mais, as empresas esperam tomar decisões baseadas em dados. Por isso, 30% dos profissionais de marketing marcaram “medir o ROI de suas atividades de marketing” como o maior desafio a ser enfrentado nos próximos anos. A dificuldade dessa tarefa varia muito dependendo do tipo de estratégia e das plataformas. 


Por exemplo, é fácil rastrear o ROI de uma campanha publicitária de mídia social se você estiver acompanhando as vendas feitas a partir de um anúncio colocado no Facebook, pois as ferramentas oferecem métricas específicas que permitem mapear as conversões. No entanto, outras atividades podem ser mais complicadas. Saber o retorno de uma nova estratégia de posicionamento de marca exige uma análise de longo prazo e pode envolver resultados subjetivos. 


2. Aumentar investimentos em marketing de influência


Como resultado da pandemia, vimos uma imensa mudança na forma como os consumidores consomem online. Não apenas os e-commerces, mas as redes sociais aparecem como grandes geradores de receitas e impulsionadores de vendas. Faz sentido, então, que os profissionais de marketing B2B queiram garantir que seus produtos ou serviços apareçam nestes canais por meio de parcerias com influenciadores. 


Segundo a pesquisa, 71% dos profissionais de marketing B2B planejam investir mais em influenciadores nos próximos anos. Um aspecto importante a ser observado em atividades desse nicho para empresas B2B é a necessidade de sempre analisar bem os perfis dos produtores digitais, encontrando pessoas que realmente façam sentido. Muitas empresas relatam que obtiveram mais sucesso com micro-influenciadores, por exemplo, por terem conexões mais autênticas com o público desejado.


3. Desenvolver mais cases de sucesso


As empresas querem aprender com outras empresas. Com isso em mente, 42% dos profissionais de marketing B2B planejam aumentar seus investimentos em estudos de caso em 2022. Esse tipo de conteúdo supera, até mesmo, entrevistas e e-books. Os famosos cases de sucesso são oportunidades excepcionais para inspirar e educar seu público com histórias reais. Se você não tiver certeza sobre qual o formato, realize testes e monitore os resultados. 


4. Aumentar o reconhecimento da marca


Aproximadamente metade das empresas B2B quer realizar ações para aumentar o reconhecimento das suas marcas. Esse número supera o aumento do engajamento, o investimento em produtos de publicidade, a geração de leads e até o fechamento de negócios. O reconhecimento da marca é fundamental para promover a confiança, a fidelidade e o valor. Faz sentido, então, que tantos profissionais de marketing sintam que esse ponto é fundamental para um futuro sólido.


5. Melhorar a estratégia de SEO


Existem várias táticas para aumentar os rankings de SEO em 2022: 56% dos profissionais de marketing B2B marcaram "otimizar a velocidade de carregamento" como a estratégia mais eficaz, seguida pela criação de relatórios de insights e pesquisas. A velocidade de carregamento se correlaciona diretamente com a classificação no Google, pois sites lentos afetam negativamente a experiência do usuário. 


6. Investimento no LinkedIn e no TikTok


O conteúdo em vídeo é o formato mais popular para a maioria das pessoas. Por isso, é vital que as equipes de marketing usem essa ferramenta. Cerca de metade (49%) dos profissionais de marketing dizem que o LinkedIn é a melhor plataforma para postar seu conteúdo em vídeo, seguidos por 28% que marcaram o Tik Tok. Embora possa parecer uma plataforma difícil de se destacar como marca B2B, algumas empresas do segmento conseguiram atrair milhares – senão milhões – de espectadores para seus vídeos por meio de conteúdo de alta qualidade.


A Adobe é um exemplo. Eles têm 262,3 mil seguidores e 2 milhões de curtidas em sua conta do TikTok. Quando a Adobe ingressou no aplicativo, o segundo vídeo da empresa teve mais de 2 milhões de visualizações. A empresa é bem-sucedida no aplicativo porque cria conteúdos atraentes e pensados para essa rede social. Todos os vídeos são curtos e divertidos.


7. Maior integração com as comunidades e atividades de diversidade e inclusão


Além da pesquisa quantitativa, a HubSpot também realizou algumas análises qualitativas, falando com profissionais do setor. Merece destaque que as empresas deverão se engajar mais em causas sociais e ambientais. Mas será necessário ter atenção para que as atividades realmente sejam contínuas e façam a diferença. Para garantir que esse trabalho seja bem-recebido e tenha impacto, os profissionais de marketing devem ouvir sugestões de suas comunidades e buscar mudanças sustentáveis ​​das quais todos possam se beneficiar.

Quer melhorar a sua comunicação? Preencha o formulário no botão abaixo e receba o nosso diagnóstico gratuito!

QUERO MELHORAR A MINHA COMUNICAÇÃO

MAIS NOTÍCIAS

Por Maria Eduarda Jussiani 15 dez., 2023
No cenário dinâmico do marketing digital, a adaptação constante é a chave para o sucesso. À medida que avançamos para um novo horizonte, da ascensão de estratégias inovadoras de engajamento ao surgimento de tecnologias revolucionárias, novas tendências emergem, moldando a forma como as marcas se conectam com seu público.
Por Maria Eduarda Jussiani 21 nov., 2023
Com uma base de usuários ativos que ultrapassa a marca de um bilhão e um engajamento médio de mais de 25 horas semanais, o TikTok experimentou um impressionante crescimento exponencial. Esse fenômeno despertou o interesse das marcas, que encontraram na rede social uma oportunidade para educar, informar, inspirar e entreter o público, proporcionando um terreno fértil para o estabelecimento de uma conexão significativa entre produto e consumidor.
Por Vivian Peres 07 jun., 2023
Diversidade é a variedade de características e experiências que as pessoas trazem para um determinado ambiente, como raça, etnia, gênero, orientação sexual, religião, idade, habilidades, entre outras. A inclusão, por sua vez, refere-se à criação de um ambiente acolhedor, respeitoso e que valoriza as diferenças, de modo que todas as pessoas se sintam bem-vindas, respeitadas e possam contribuir plenamente.
Share by: