Cinco editores de foto gratuitos para auxiliar a sua comunicação

Stephanie Hahne

Antes um bicho de sete cabeças, hoje editores de foto têm funções simples de usar e estão disponíveis gratuitamente na internet


Agências especializadas em marketing digital conhecem bem a importância de uma boa identidade visual. Mas nós sabemos, também, que muitas marcas que estão começando precisam de uma mãozinha nessa área, e encontram dificuldades em lidar com a manipulação de imagens e criação de peças publicitárias.


Atualmente, ter um feed caprichado no
Instagram é o diferencial, e ajuda a levar o seu negócio ainda mais longe. Mas é importante definir alguns pontos para levar em consideração na produção de uma imagem, como cores da marca, fontes, imagens a serem usadas, logos e conteúdo. Dessa forma, fica bem mais fácil de aplicar a identidade da sua empresa em todas as imagens compartilhadas em seu site e redes sociais.


Hoje existem soluções rápidas e gratuitas para suprir algumas necessidades. Na internet, estão disponíveis dezenas de sites que possibilitam a
edição de fotos, criação de peças e, em alguns casos, até animações para trazer dinamismo para o seu feed. Além de tudo isso, bancos de imagens gratuitas ainda podem ajudar a compor a sua peça com mais facilidade.


Na lista abaixo, apresentamos
cinco editores online e gratuitos que podem te auxiliar nessa jornada. Apesar de contarem com algumas funcionalidades pagas, todos estes programas fazem o básico (e muito bem feito!) sem precisar pagar um centavo. Ao fim, também daremos duas dicas para turbinar ainda mais a sua produção de imagens. 


Bora começar? Mas, atenção: antes é importantíssimo lembrar que nada substitui o trabalho atento de um(a) designer. 


1. Canva


O
Canva é uma plataforma de design que permite aos usuários criar gráficos para redes sociais, apresentações, pôsteres, peças publicitárias e vários outros conteúdos visuais. Além de estar disponível na versão web, o programa também virou aplicativo para smartphones e se popularizou por conta dos stories do Instagram. Por lá, você encontra milhões de imagens, fontes, modelos prontos e até ilustrações.


Acesse o site

Baixe na Play Store

Baixe na App Store


2. Befunky


Também disponível na web e no celular, o
Befunky tem uma versatilidade um pouco maior para a criação de colagens e edições mais simples em fotos. Funcionando em três vertentes, o programa te oferece templates prontos e uma série de fontes, efeitos e modelos de banner para uso. Para ajudar, sua interface é pra lá de intuitiva e ágil.


Acesse o site

Baixe na Play Store

Baixe na App Store


3. VSCO


Muito popular entre os mais jovens e funcionando também como rede social, o
VSCO está disponível apenas para smartphones. A sua principal função é edição de fotos, com ferramentas como filtros, efeitos e também alguns templates de colagem. Além de tudo isso, o VSCO conta com um feed, onde você pode compartilhar suas edições com seguidores.


Baixe na Play Store

Baixe na App Store





4. Lightroom Mobile


“Filho” do Lightroom original, programa pago do Pacote Adobe, a versão mobile do serviço é gratuita e bastante completa. Para edições de simples a medianas, o aplicativo é uma mão na roda para quem precisa da solução na palma da mão, e pode render ótimos resultados para quem se arrisca na fotografia móvel.


Baixe na Play Store

Baixe na App Store


5. Fotor


Bem parecido com o BeFunky, o Fotor também está disponível na WEB e nos smartphones. O serviço conta com templates para banners, convites, além da edição costumeira de fotos e até a possibilidade de criar desenhos. Uma ótima alternativa para quem gosta de soluções breves!


Acesse o site

Baixe na Play Store

Baixe na App Store


Menções honrosas


Agora que você já tem uma série de programas incríveis nas mãos, colocamos abaixo mais quatro dicas de ouro para o sucesso do seu projeto. Que brinde bom, hein?


HEX Color Picker


Esse serviço gratuito pode te ajudar (e muito!) na hora de definir as cores da sua identidade visual. Isso porque ele conta com uma paleta de cores já com todos os códigos necessários (RGB e HEX) para que você possa aplicá-las em suas artes. Além disso, você também pode fazer o upload de qualquer foto para descobrir as cores usadas. Chega de se arriscar “no olho”, com código é muito mais fácil!


Acesse clicando aqui


Wikimedia Commons


Banco de imagens da Wikipedia, o Wikimedia Commons é repleto de fotos disponíveis para uso em materiais sem fins lucrativos. Caso esse seja o seu caso, fique à vontade para procurar e usar as fotos disponibilizadas por fotógrafos do mundo inteiro.


Acesse clicando aqui


Photomosh


Essa é para peças mais ousadas! O Photomosh permite que você anime suas imagens com uma série de efeitos incríveis: glitch, TV antiga, entre outros. O programa online salva suas fotos nos formatos JPEG, GIF ou WEBM.


Acesse clicando aqui


Tiny PNG


Este site reduz o peso de suas fotos sem deixar a qualidade ir embora. Caso o espaço esteja apertado em seus dispositivos, aqui está a salvação!


Acesse clicando aqui



Stephanie Hahne

marketing e conteúdo


Formada em jornalismo pela Universidade Anhembi Morumbi, tem experiência de seis anos na comunicação, atuando como redatora, repórter, fotógrafa, editora e tradutora. Iniciou a carreira na comunicação da Votorantim. Depois, migrou para a economia criativa, tendo atuado como repórter e editora do portal Tenho Mais Discos que Amigos.

Quer melhorar a sua comunicação? Preencha o formulário no botão abaixo e receba o nosso diagnóstico gratuito!

QUERO MELHORAR A MINHA COMUNICAÇÃO

MAIS NOTÍCIAS

Por Vivian Peres 28 de agosto de 2025
The body content of your post goes here. To edit this text, click on it and delete this default text and start typing your own or paste your own from a different source.
Imagem da loja da marca Coach
Por Vivian Peres 25 de agosto de 2025
Segundo uma pesquisa da consultoria JWT Retail, 61% das pessoas em todo o mundo querem que as marcas as ajudem a sentir emoções fortes.
Mu acina
Por Vivian Peres 19 de agosto de 2025
Atualmente, já são mais de 59 milhões de brasileiros acima dos 50 anos, quase um terço da população. E a tendência é clara: até 2078, metade dos habitantes do país estará nesse grupo. Só fazendo um parêntese aqui, quando falamos de economia prateada, a maioria dos estudos considera a população a partir dessa idade.