Fui cancelado, e agora? Descubra o que fazer quando isso acontece

Bruna Guerra

Tema do momento, o boicote existe desde que o mundo é mundo. Mas a "política do cancelamento", que se popularizou na internet, surgiu há dois anos com o movimento #MeToo. A hashtag se tornou um instrumento para expor abusos sofridos por mulheres no mundo todo, após o emblemático caso do ex-produtor de cinema Harvey Weinstein vir à tona.


A prática, que inicialmente era ligada a grupos progressistas e pautas identitárias, passou a ser aplicada a opiniões e preferências. Geralmente, o assunto gera um
buzz nas redes sociais, resultando em um impacto no número de seguidores, na carreira e, é claro, no faturamento. No ano passado, por exemplo, alguns influenciadores foram cancelados e perderam contratos milionários por promover aglomerações.


Mas, o que todo mundo quer saber: o que fazer caso sua marca seja "cancelada"? Bem, não existe uma receita pronta para recuperar o apreço na internet. Mas listamos algumas
atitudes que são importantes nesse momento. Confira após o banner!



  • Errou? Reconheça. Não adianta tentar justificar alguma atitude ou fingir que não sabe o que está acontecendo. Ser omisso pode piorar ainda mais a situação.


  • Seja transparente com o seu público, buscando formas significativas para corrigir o seu erro. Tentar explicar o inexplicável não convence, portanto, demonstre mudanças através de atitudes.


  • Mantenha um canal aberto com seus seguidores, e escute as sugestões.


  • Dê tempo ao tempo e aprenda a se reconstruir. As coisas podem não voltar ao normal na velocidade que você gostaria, mas os erros podem ajudar a criar uma comunicação mais assertiva, consciente e responsável.


Boa sorte!




Bruna Guerra

assistente de conteúdo


Fotógrafa experiente, Bruna trabalhou no grupo Glamurama, realizando a cobertura de diversos eventos. Após se formar em marketing pela Universidade Anhembi Morumbi, resolveu migrar de área, começando sua atuação no setor de comunicação e marketing de conteúdo aqui na Interteia.

Quer melhorar a sua comunicação? Preencha o formulário no botão abaixo e receba o nosso diagnóstico gratuito!

QUERO MELHORAR A MINHA COMUNICAÇÃO

MAIS NOTÍCIAS

Por Vivian Peres 28 de agosto de 2025
The body content of your post goes here. To edit this text, click on it and delete this default text and start typing your own or paste your own from a different source.
Imagem da loja da marca Coach
Por Vivian Peres 25 de agosto de 2025
Segundo uma pesquisa da consultoria JWT Retail, 61% das pessoas em todo o mundo querem que as marcas as ajudem a sentir emoções fortes.
Mu acina
Por Vivian Peres 19 de agosto de 2025
Atualmente, já são mais de 59 milhões de brasileiros acima dos 50 anos, quase um terço da população. E a tendência é clara: até 2078, metade dos habitantes do país estará nesse grupo. Só fazendo um parêntese aqui, quando falamos de economia prateada, a maioria dos estudos considera a população a partir dessa idade.