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Como a automação pode ser a estrela da estratégia de marketing digital da sua editora

Ana Carolina Barella

Lembra como era em um passado recente? Toda vez que um leitor ou uma leitora queria saber mais sobre lançamentos, ou entrar em contato com o trabalho de uma editora, ele recorria a um lugar — que convenhamos, é mágico — uma livraria. Lá, conversava com o seu livreiro de confiança, que sabia tudo sobre as novidades das editoras e quais livros provavelmente o agradariam. 


Hoje, o jogo mudou, e não foi pouco. Com o
boom das livrarias virtuais e das vendas de e-books, o distanciamento social ocasionado pela pandemia, e a avalanche que foi a consolidação das redes sociais como canais de comunicação, editores têm uma oportunidade única de se aproximar de seus públicos-alvo e entender melhor o que eles desejam. Com estratégias certeiras de marketing digital para editoras, elas conseguem recriar essa conexão e relação de confiança e camaradagem. 


Uma ferramenta essencial para essa aproximação é a
automação de marketing. Para quem não está familiarizado, consiste na utilização de uma plataforma que permita automatizar a execução de tarefas, como enviar uma série e-mails marketing para segmentações pré-determinadas, SMS, mensagens personalizadas, entre outros. Para se ter uma ideia, de acordo com a plataforma Lahar, empresas que usam esse tipo de ferramenta aumentam, em média, 451% seus leads qualificados ao implementarem ações automatizadas. 


Não irão faltar oportunidades para a captação de leads de leitores interessados: formulários em redes sociais, eventos físicos, ações com influenciadores digitais, liberação de capítulos e conteúdos ricos, além de vendas por meio de e-commerce próprio. 

Venha com a gente conferir algumas ideias efetivas para você criar a suas automação. 


A automação de marketing digital como estratégia 


O pretinho básico para começar essa estratégia é o
e-mail de boas-vindas. Acredite ou não, ele é muitíssimo efetivo. De acordo com dados da plataforma Dinamize, esse tipo de campanha tem, em média, 4 vezes a taxa de abertura, e 5 vezes a taxa de cliques, quando comparada com outros modelos de envio. Além de boa performance, ela ajuda, e muito, na fidelização.


E caso você não tenha colocado
itens de interesse em seu formulário, também é o momento de entender melhor exatamente qual é o perfil desse consumidor. Ele gosta de livros de terror? Qual foi o último título que ele leu? Qual é o seu escritor favorito? Capriche nesta investigação pedindo para ele preencher detalhes sobre seus interesses. 


Quando você souber exatamente com quem está conversando, pode definir em qual automação essa pessoa entrará. A partir daí, o cliente receberá e-mails periódicos, com base no seu comportamento e gosto. Ele gosta de livros de romance? Por que não enviar uma sugestão deste segmento cada 15 dias para o seu leitor? E cupons de descontos no site desta área a cada três meses? Por que não enviar com exclusividade para esse leitor o link do pré-lançamento do grande hit de romance do mês? 


Uma sugestão simples, e altamente eficaz, é incluir nos seus formulários, que podem estar em um pop up na homepage, ou até mesmo em alguma campanha de captação de leads, a solicitação da
data do aniversário do seu cliente. Desta maneira, você pode criar campanhas anuais, enviando e-mails de parabéns com sugestões de leituras e até mesmo cupons de desconto para o seu leitor poder comprar por um preço especial aquele livro que ele tanto queria e ninguém lembrou de presentear. 


A estrela da estratégia 


Se a sua editora possui um e-commerce, você não pode deixar passar a oportunidade de criar uma automação de
abandono de carrinho


Ela é criada com base no livro que o leitor colocou na cesta de compras, mas não finalizou a ação por algum motivo. Essa ação desencadeia a automação, que serve como um lembrete para que o leitor retorne ao site e feche a compra. Ainda de acordo com a plataforma Dinamize, essa campanha é, normalmente, a de melhor performance entre seus clientes. 


Mas não apenas a desistência da compra pode ser um gatilho. A
primeira compra do seu cliente no seu site pode gerar uma automação bem interessante. Você pode oferecer descontos 30 dias após ele ter garantido os seus primeiros exemplares no e-commerce, com um botão levando-o de volta ao site. Caso ele não efetue a segunda compra, pode enviar mais um e-mail, com outras oportunidades e com valores especiais.


Existem até mesmo plataformas, que quando integradas ao e-commerce, conseguem traçar a
jornada do seu cliente, e gerar automações que façam o match entre período de tempo em que o leitor compra um livro, o devora, procura a próxima leitura, e o intervalo entre as campanhas enviadas. 


Use e abuse de variáveis


A cereja do bolo desta estratégia é sempre usar uma variável de nome nas campanhas. Desta maneira, o seu leitor recebe os e-mails personalizados, tornando a conversa mais pessoal. De acordo com um estudo da Stranford Graduate School of Business, ao inserir
apenas o nome do cliente no assunto de um e-mail, conseguimos aumentar a probabilidade de abertura em 20% e reduzir os descadastros em 13%. 


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