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A hora e a vez das newsletters: como usar essa ferramenta na sua estratégia de comunicação

Ana Carolina Barella

Se você estava em dúvida se vale a pena investir na produção de uma newsletter, temos uma resposta: agora é o momento perfeito. O ano de 2022 marca a chegada dos influenciadores digitais a esse mercado, que deve crescer muito nos próximos anos. Nomes que vão de Tiago Leifert a Dua Lipa já trouxeram seus seguidores diretamente do Instagram para suas listas de inscritos.


Sejam opinativas, informativas ou de curadoria
de conteúdo, as newsletters atingem um público que não confia mais no feed das redes sociais e quer receber informações mais direcionadas. Seria este um prenúncio do esgotamento do feed algorítmico e a volta triunfal dos blogs e do RSS? Não sabemos, mas com certeza, a Geração Z começa a desviar a atenção das dancinhas do TikTok e a valorizar uma espécie de dieta de conteúdo, tal qual os jovens dos anos 2000.


Para se ter uma noção, a
The News, newsletter diária de curadoria de notícias, alcançou 1 milhão de assinantes. A Substack, plataforma de publicação e monetização de newsletters, foi avaliada em USD 650 milhões, e segundo o Ghost Interview, poderá valer mais de R$ 22 bilhões até 2024. 


Mas para você entender se realmente vale a pena dar o seu “
sign in” para essa onda, confira as perguntas e respostas sobre o tema – um verdadeiro be-a-bá do assunto. 


O que é uma newsletter?


É um boletim informativo periódico enviado via e-mail. Ela pode ou não ser paga, mas é necessário se inscrever para receber o conteúdo. O formato não varia muito em layout, costumam ser e-mails simples, o que há de inovador, ou não, é o conteúdo.


Qual é a diferença entre uma newsletter e um e-mail marketing?


Podemos reduzir a resposta a duas palavras: forma e periodicidade. Um e-mail marketing é uma ação pontual, com um objetivo claro de comunicação, como divulgar um evento ou promover algum produto ou serviço. Já uma newsletter tem uma periodicidade, normalmente quinzenal, semanal ou mensal, e usa conteúdo para nutrir leads e trabalhar a marca junto à audiência. 


Quais são os tipos de newsletters?


Um tipo muito comum é entregar chamadas com links externos, remetendo as pessoas para o site, por exemplo. Desta maneira, a sua newsletter vira uma vitrine da do seu blog, transformando-se em uma ótima fonte de tráfego. 


No caso de veículos de comunicação, que têm um volume muito grande de informações sendo postadas, a news pode entregar uma
curadoria com as principais notícias. Há diversas newsletters diárias deste tipo, como as da Folha de S.Paulo e The News. 


Outro modelo são as newsletters temáticas, que trazem conteúdo exclusivo sobre um determinado assunto, entregando textos até longos na íntegra. Muitos formadores de opinião abusam deste formato, como é o caso do jornalista André Forastieri e do apresentador Tiago Leifert, entre tantos outros. 


Há, ainda, boletins focados em curadoria de conteúdo, com dicas de aplicativos, sites, séries, matérias da imprensa… 


Por que incluir uma newsletter na minha estratégia? 


Se a sua estratégia passa por marketing de conteúdo, uma newsletter pode ser a ferramenta perfeita para você nutrir seus leads. Aqui, o conteúdo é rei e, se você conseguir entregar exatamente o que a sua audiência quer saber, pode garantir a tão desejada conexão com o seu público. 


A periodicidade é uma aliada e outra coisa essencial é ficar de olho nas métricas para entender quais assuntos e abordagens geram mais interesse nos seus inscritos. 


E aí, está pensando em comunicar-se com a sua audiência por meio de uma newsletter?
Clique aqui  e confira algumas dicas de como bombar a sua! 

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