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Canais de comunicação: quais são e como escolher os seus

Vivian Peres

WhatsApp, Telegram, Instagram, Facebook, LinkedIn, YouTube, site corporativo, e-mail marketing... Esses são apenas alguns dos diferentes canais de comunicação que estão disponíveis para que a sua empresa possa chegar ao público-alvo. E a cada dia surgem novas possibilidades por aí. Recentemente, tivemos a explosão do Tik Tok, do Reels do Instagram e do Clubhouse


Com tantas opções e estilos específicos, é praticamente impossível para qualquer empresa, mesmo aquelas de orçamento gigante, estarem em todos esses canais com qualidade e frequência. Por isso, é preciso
escolher os focos prioritários. Confira as nossas dicas para o momento de fazer o planejamento.


Cruze com seus públicos-alvo e objetivos de comunicação


Na hora de selecionar os canais, pense naquelas em que o seu público-alvo está mais engajado e por meio dos quais você poderá colher mais resultados de acordo com os seus objetivos. Você pode, e deve, ter canais específicos para públicos-alvo diferentes. 


Por exemplo, uma marca de roupas provavelmente precisa ter uma estratégia sólida no Instagram para mostrar o seu produto ao consumidor. Mas se ela quiser fazer uma comunicação para atrair profissionais para atuar nas suas lojas, o Linkedin pode ser mais indicado. Claro que nesse caso o conteúdo e a forma dos post deve também variar de uma rede para outra. Por isso, é importante definir uma linha editorial clara, assim como um tom de voz condizente com a empresa. Separamos uma lista de alguns dos canais mais usados. 


1. Canais de comunicação para divulgação e atendimento ao cliente 


  • Telefone: há clássicos que nunca morrem. O telefone é um deles. É um bom canal para entrar em contato com o seu cliente mais engajado, fazer uma abordagem pós-venda e entender melhor o seu público. Mas se lembre sempre de que esse pode ser um canal mais invasivo.
  • WhatsApp e Telegram: muito parecidos e ao mesmo tempo completamente diferentes. O WhatsApp é um canal mais aberto, de mão dupla. Pode servir tanto para a divulgação de notícias quanto para o atendimento ao cliente. O Telegram tem sido mais usado como um canal fechado de divulgação de conteúdo. 
  • SMS: é um meio bacana para mandar recados e divulgações curtinhos, como uma pesquisa de satisfação ou um promocode especial.
  • Chat online: especialmente se você precisa esclarecer dúvidas  de clientes, o chat ajuda bastante o atendimento e auxilia na decisão de compra. É uma maneira bem rápida e simples de se aproximar do cliente em um momento estratégico. Também pode ser bem interessante para o pós-venda.
  • E-mail: o e-mail marketing ainda é uma ferramenta bastante efetiva para a divulgação de produtos e serviços. Com a crescente preocupação para não se tornarem “spamers”, muitas empresas possuem receio em utilizar e-mail marketing para se comunicar com os seus públicos. Entretanto, quando bem utilizado, o e-mail pode, sim, ser uma boa ferramenta de comunicação. Ele ainda é usado pela maioria da população do mundo. São 4.3 bilhões de contas que enviam 196 bilhões de disparos todos os dias. 91% dos usuários checam o e-mail diariamente e 77% dos consumidores ainda preferem e-mail para as comunicações. Entretanto, para ser efetiva a utilização de e-mail marketing exige algumas boas práticas, que basicamente se baseiam na combinação de conteúdo correto, para o público correto no tempo correto.


2. Canais de comunicação para compartilhamento de conteúdo e informações


  • Blog ou área de notícias: ter um blog ou uma área de notícias no website é essencial para quem deseja desenvolver uma estratégia de conteúdo. Aproveite esse espaço para compartilhar informações úteis com o seu público e se aproximar dele. 
  • Redes sociais de conteúdo: ferramentas como o Medium e o LinkedIn, que permitem o compartilhamento de matérias também podem ter uma função interessante na difusão de notícias e conteúdos.



3. Canais para divulgação e engajamento


  • Facebook: embora seja a rede social mais utilizada do mundo, com a marca de 2,7 milhões de pessoas, é um lugar mais de entretenimento. Para as marcas, está cada vez mais difícil desenvolver uma estratégia de conteúdo orgânico, mas é uma boa ferramenta para anúncios e estratégias de remarketing.
  • Linkedin: a principal rede profissional do mundo. Qualquer empresa que tenha uma estratégia B2B precisa estar no LinkedIn. É uma rede central também para desenvolvimento de marca empregadora e relacionamento com o público do seu nicho de atuação.
  • Instagram: uma das redes mais usadas no Brasil, é muito interessante para compartilhamento de conteúdos úteis e imagens. Também permite o desenvolvimento de uma abordagem mais próxima à marca, de diálogo com o público. 
  • Twitter: o microblogging é uma febre e um termômetro dos assuntos mais difundidos no Brasil. 
  • Tik Tok: muito popular entre o público infanto-juvenil, ganhou espaço com a sua linguagem descontraída. Empresas que queiram se posicionar de uma maneira mais leve e chegar mais próximas desse público jovem, com uma linguagem divertida. Em pouco tempo, já chegou à marca dos 700 milhões de usuários.
  • Podcast: o podcast não representa um canal em si, mas o produto, que pode ser distribuído por diversos canais, como o Spotify, Deezer, Apple Music, ou até mesmo, site próprio e e-mail. É mais uma maneira de promover conteúdo de qualidade e engajar o público.
  • Clubhouse: ultimamente só se fala dessa rede de áudio, que entrou na onda dos podcasts. Uma forma interessante de criar debates, ouvir o público e estabelecer parcerias.
  • Youtube: você sabia que existem canais de Youtube com a audiência maior que alguns da televisão? Essa rede é uma incrível oportunidade para conversar olho no olho com o público do seu nicho de atuação. Além de criar um canal próprio, é possível acelerar o processo anunciando em conteúdos que tenham a ver com o seu produto ou serviço. 


4. Canais tradicionais


  • Rádio, TV, revistas, jornais, sites: a mídia tradicional ainda tem o poder de atingir públicos fiéis e que normalmente não são os da marca. 


Ficou com dúvidas? Mande para a gente!


Sobre a autora

Vivian Peres

fundadora


Graduada em comunicação social (jornalismo) pela Universidade Estadual Paulista (Unesp) com pós‐graduação em relações internacionais pela Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo (Fesp‐SP) e MBA em marketing pela Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM). Iniciou a carreira como repórter em algumas das mais importantes revistas femininas do país em 2001. Desde 2005, realiza atividades de comunicação corporativa, tendo prestado serviços para empresas como McDonald’s, Fisk, Arcor, Petrobras, Texbrasil/ Abit, Anbima, Iosco, Cietec, Anprotec, Hypermarcas e AVG, entre outras. Tem mais de 400 horas de experiência em gestão de projetos usando técnicas de design thinking. Fala inglês, francês e espanhol.

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