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Marketing digital: o que é e como criar a sua estratégia on-line

Bruna Guerra

Você já parou para pensar em como a forma como consumimos mudou radicalmente nos últimos anos? Hoje, se o seu produto ou a sua marca não estiverem na internet, é como se eles não existissem. Com o grande número de informações e produtos disponíveis, o cliente está cada vez mais exigente, e o marketing digital tem uma relação direta com essa nova forma de consumo.


Mas o que é marketing digital? 


É um conjunto de estratégias executadas online para aplicar táticas comerciais nas diferentes mídias digitais. O objetivo é atrair clientes, gerar novos negócios, manter um relacionamento com o seu público, desenvolver autoridade em determinado assunto e mensurar os seus resultados.


Dos 4Ps aos 8Ps: o que mudou?


Um dos principais conceitos do marketing convencional são os 4Ps: Preço, Praça, Produto e Promoção. Esses quatro elementos fazem parte de qualquer estratégia básica, e servem para aproximar o seu negócio do público-alvo de forma mais assertiva.

Durante a evolução do marketing, os Ps deixaram de ser apenas quatro e se transformaram em oito. Somou-se aos conhecidos
Preço, Praça, Produto e Promoção os termos Pessoas, Processos, Posicionamento e Performance. Juntos, esses elementos passaram a ser determinantes para observar e testar a efetividade das atividades, avaliando os resultados e identificando quais ações funcionam ou não, tornando a sua estratégia mais eficaz.


Conheça as principais vantagens do marketing digital:


  • Interativo


Na internet, o seu público pode interagir diretamente com você, opinar sobre seus produtos, e indicar sua marca para outras pessoas com apenas alguns cliques. Ter uma boa presença nas redes sociais, com respostas rápidas e efetivas, melhoram o relacionamento com a sua audiência, seu engajamento e a confiabilidade da sua marca. 


  • Mensurável


Se você não consegue medir se um cliente comprou o seu produto graças à sua ação de marketing, fica difícil de confirmar a efetividade da sua estratégia. No universo digital, é possível medir em detalhes os resultados de cada campanha, e analisar o que funciona ou não. O monitoramento das métricas melhora o desempenho de uma estratégia e fornece dados importantes sobre a saúde do seu negócio.


  • Segmentável


Essa é uma das maiores vantagens do marketing digital. A segmentação permite que as ações sejam focadas e alcancem as pessoas certas. Hoje, pequenas empresas podem atrair consumidores de outras localidades apenas com uma segmentação de público correta, aumentando as chances de que o produto alcance pessoas que de fato vão efetuar a compra.


Além disso, você deixa de gastar dinheiro com campanhas que alcançam pessoas que não têm interesse em seus produtos e serviços. Os testes A/B, por exemplo, são excelentes aliados. Com eles, você descobre como o seu público responde a determinada ação, trazendo agilidade e um custo-benefício melhor do que o marketing tradicional. 


  • Encantável


No marketing digital, há uma grande preocupação com a fidelização, e conseguir se manter na memória do consumidor é um importante passo para isso. O encantamento do cliente em cada uma das etapas do funil, incluindo o pós-vendas, faz com que ele se torne um promotor da sua marca, sugerindo-a de forma orgânica.





Aproveite agora algumas dicas que podem ajudar na hora de definir a sua estratégia de marketing digital:


  • Crie valor ao invés de apenas oferecer o seu produto


Uma excelente forma de fazer isso é através do marketing de conteúdo, estratégia do inbound marketing baseada na criação de conteúdos relevantes para atrair e engajar uma audiência.

Aqui, o objetivo é entregar a informação que o seu cliente procura, mesmo que ela não fale diretamente do seu produto ou serviço. Ao trazer uma resposta para uma dúvida, uma dica, ou até mesmo uma reportagem com dados relevantes, você reforça a sua marca e gera familiaridade —  importante fator no momento da decisão de compra. 


A forma de consumir conteúdo também mudou, possibilitando que os usuários escolham o que querem ver e em qual momento. Portanto, o diferencial é fazer com que sua marca e produto sejam encontrados no momento em que o usuário decide buscá-los. 


O marketing de conteúdo gera valor, oportunidades de negócio, aumenta o alcance da sua marca, além de diminuir custos e gerar autoridade. 


  • Defina seus objetivos


No marketing digital, é possível mensurar inúmeros indicadores de performance (KPIs), mas isso não significa que você deva analisar todos. É importante que você defina seus objetivos principais e os traduza em dados mensuráveis. Você pode analisar, por exemplo, quantos acessos o seu site teve em determinado período, ou quantos carrinhos de compra foram abandonados.


Lembre-se que, muitas vezes, os objetivos principais dependem do cumprimento de uma série de pequenas metas. E muita atenção nesse passo, ok? Errar na definição das metas e objetivos pode comprometer toda a sua estratégia. Para isso, existe um método muito popular conhecido como
Método SMART.


  • Posicione sua marca e seja condizente com seus valores


É importante que todas as ações de uma empresa sejam condizentes com os seus valores. Não adianta pregar "X" e fazer "Y", ok? 


  • Fuja do convencional


Nem sempre fazer aquilo que todo mundo faz é o melhor para o seu negócio. Adotae uma estratégia que esteja alinhada com a sua audiência, mas que seja, ao mesmo tempo, inovadora. Mas não se esqueça de ter objetivos bem definidos e que, mesmo chamando a atenção, cumpram o seu propósito inicial. 


  • Combine ferramentas


Você pode marcar presença em redes sociais ou criar valor para o seu negócio oferecendo um conteúdo de qualidade que seja relevante para o consumidor. Faça isso através de um blog informativo, por exemplo. Disparos de newsletter para o seu mailing ou um influenciador digital que converse com o seu público-alvo também são ótimas opções. O importante é que a sua marca esteja onde o seu consumidor está. 


Agora que você já está por dentro do que é e de como fazer marketing digital, quer descobrir qual a melhor estratégia para sua empresa?



Bruna Guerra

assistente de conteúdo


Fotógrafa experiente, Bruna trabalhou no grupo Glamurama, realizando a cobertura de diversos eventos. Após se formar em marketing pela Universidade Anhembi Morumbi, resolveu migrar de área, começando sua atuação no setor de comunicação e marketing de conteúdo aqui na Interteia.

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