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Dez ferramentas de comunicação interna muito além da intranet

Cássio Basile

Qual é o principal meio de comunicação que você tem com os funcionários da sua empresa? Se a resposta for intranet ou qualquer outra mídia tradicional, atenção: pesquisa da consultoria Innovisor indica que menos de 13% dos funcionários de uma organização verificam esses canais diariamente. 


Esse é um dos motivos pelo qual as áreas de RH e de comunicação interna têm buscando outras ferramentas para chegar aos colaboradores. Uma das maiores tendências é a utilização de redes sociais corporativas. As duas mais comuns são o
Workplace e o Yammer


Mas é importante observar também que todos os meios usados para entrar em contato com os colaboradores são possíveis canais. Por isso, a criatividade deve ser parte integrante de uma estratégia de comunicação interna. Que tal, por exemplo, usar o protetor de tela para passar uma mensagem? Ou enviar uma carta pelos Correios? Os elevadores, o espelho do banheiro, o mural ao lado do cafezinho, etc podem ser grandes aliados. As possibilidades de canais e de abordagens são infinitas. Confira abaixo algumas das tendências:



Redes sociais corporativas

Cada vez mais populares, as redes sociais corporativas ganham espaço nas empresas que buscam uma comunicação mais próxima e efetiva com os seus colaboradores. Ela agrega os recursos da intranet com o ambiente já conhecido das redes sociais, o que permite explorar o melhor desses dois mundos com a comunicação por diferentes tipos de mídia, como vídeos, imagens e até mesmo os populares GIFs animados atrelados aos conteúdos internos da organização. 


Entre os diferenciais, também está a abertura de espaço para que os colaboradores divulguem suas conquistas e sejam reconhecidos por colegas e superiores neste ambiente altamente interativo com comentários e curtidas nas publicações. 


Duas das principais redes que ganharam o mercado são o Workplace e o Yammer. O primeiro pertence ao Facebook e explora a familiaridade que as pessoas têm com o layout, que é muito parecido com o da famosa rede social. Já o segundo carrega a marca Microsoft, e leva vantagem na integração com outras ferramentas da gigante de software. 


Eventos híbridos ou 100% on-line

Não precisamos nem falar muito das lives, né? Elas foram a salvação da lavoura no último ano. Serviram para que todos pudessem se manter na mesma página e interagir. Segundo uma análise de Bill Gates, mesmo quando tudo puder voltar ao presencial, o home office e as reuniões remotas devem seguir acontecendo. Por isso, é muito importante acertar o pé nestes novos formatos, tornando-os atrativos e criativos. 


Materiais impressos e kits entregues em casa

Embora em termos de desempenho o trabalho remoto tenha se mostrado tão ou mais eficiente que o presencial, uma coisa não podemos negar: quase todo mundo sente falta das interações sociais que acontecem no escritório. A festinha dos aniversariantes, a conversa de corredor, o cafezinho, aquele lanchinho da tarde coletivo, etc. Tudo isso ajuda a equipe a manter a sintonia e os laços. 


Por isso, as áreas de RH devem inserir no home office elementos que lembrem esses bons momentos do universo corporativo. Enviar um kit de boas vindas aos novos colaboradores, um chocolate no dia do aniversário e outras datas comemorativas, uma carta assinada pelo CEO no dia da promoção são ideias simples, que impactam e alegram a rotina.


Boletins informativos e blogs

"O conteúdo é rei". O marketing de conteúdo é uma realidade da comunicação como um todo. Na comunicação interna não deve ser diferente. Iniciar um blog interno para troca de ideias incentiva funcionários e líderes a gerar conteúdos estratégicos de interesse de todos.


Realizar a cobertura jornalística de eventos e divulgar de forma interessante como uma coluna social pode dar aquela descontraída. Contar histórias de maneira atraente, seja em texto, em vídeo ou áudio também ajuda bastante. O fato é: cada vez mais as informações precisam ser empacotadas por meio de conteúdos atrativos e envolventes.


Slack e WhatsApp

As necessidades geradas pelo home office alçaram ao patamar de estrelas as ferramentas que conferem mobilidade pelo o acesso com smartphones. Além das redes sociais corporativas, destacam-se nesse quesito aplicativos para gerir equipes e projetos, como o Slack. 


Além dos aplicativos mais voltados às comunicações corporativas, há ainda o WhatsApp, já consagrado para a troca de mensagens cotidianas. Por ser amplamente utilizado, o aplicativo se tornou um canal para comunicados e outras informações importantes que podem conter vídeos e imagens.


Podcasts e vídeos

Estudos do LinkedIn mostram que 42% das pessoas entre 18 e 34 anos ouvem podcasts pelo menos uma vez por semana. Por isso, as empresas podem usar este recurso para se comunicarem de forma eficaz com seus funcionários. 


Devido às capacidades de contar histórias deste canal de comunicação, eles se tornaram um dos métodos preferidos para as gerações mais jovens receberem informações. Com os podcasts, no entanto, é importante reconhecer que esse tipo de comunicação é basicamente unilateral. Portanto, eles são mais eficazes quando fazem parte de um plano de comunicação interna integrado.


Os vídeos nem precisam de grandes apresentações. Sabemos que estamos caminhando para que a informação seja cada vez mais consumida desta forma e a comunicação interna não fica de fora. Registros com recados rápidos, divertidos e de fácil entendimento precisam estar no radar.


TV corporativa

Outra forma eficaz de estabelecer a comunicação no ambiente de trabalho é através das TVs corporativas. Instaladas em pontos estratégicos de escritórios e fábricas, elas são um meio interessante de transmitir conteúdo, sobretudo para funcionários que precisam seguir frequentando o trabalho fisicamente e/ou que não acessam outros canais de comunicação com frequência, ou ainda que sejam terceirizados e não estejam incluídos em intranets e redes sociais corporativas.



Conheça o autor

Cássio Basile

atendimento e análise de dados


Engenheiro mecânico formado pela Unesp, fez a sua migração de carreira para a comunicação na Interteia, onde atende clientes de áreas técnicas, como mercado financeiro e indústria de máquinas e equipamentos. Também dá suporte às nossas atividades de análise de dados. Nas horas vagas, trabalha na preparação de jovens para ingresso em universidades públicas. 

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