Layout do blog

Inbound marketing e marketing de conteúdo: tire as suas dúvidas

Vivian Peres

O que é inbound marketing? O que é marketing de conteúdo? Qual a diferença entre os dois? Essas são algumas das dúvidas mais frequentes de quem está iniciando uma estratégia de comunicação online.


Muitos profissionais usam marketing de conteúdo e inbound marketing como sinônimos. Não está completamente errado, pois, são estratégias que se complementam e andam juntas. Mas os puristas preferem separar os conceitos. Aqui na
Interteia, nós consideramos o marketing de conteúdo como uma abordagem maior, que deve passar por toda a comunicação, online e offline. Você pode fazer marketing de conteúdo sem necessariamente ter uma estratégia de inbound.


Já o contrário é impossível, pois o inbound marketing é a metodologia de trabalhar o conteúdo em todas as fases da jornada do cliente, incluindo quatro passos: atrair, converter, fechar negócios e encantar. 


Mas tanto o inbound quanto o marketing de conteúdo partem do princípio de que é essencial que a comunicação das empresas não seja uma via de mão única, mas abra diálogo que “preste serviço” aos interesses da audiência, chamando a sua atenção frente às muitas informações às quais as pessoas estão submetidas. 


Marketing de conteúdo

No livro Marketing 4.0, Philip Kotler comenta que o "relacionamento entre marcas e consumidores não deveria mais ser vertical, e sim horizontal. Os consumidores deveriam ser considerados colegas e amigos da marca. E a marca deveria revelar seu caráter autêntico e ser honesta sobre seu verdadeiro valor. Somente então ela será confiável". O marketing de conteúdo é exatamente essa estratégia de conversar com os clientes.


Uma estratégia bem-sucedida de conteúdo cobre todos os contatos que a empresa tem com os seus públicos, desde a equipe e fornecedores, até os clientes finais. O marketing de conteúdo parte do princípio de que tudo o que as empresas produzem tem — ou, pelo menos, deveria ter — informações relevantes para os clientes.   


Cada material faz parte de uma unidade que deve contar a mesma história da sua marca, do  seu produto e do seu serviço. Normalmente, as empresas tendem a querer falar de si mesmas, promover seus produtos e serviços. Mas uma comunicação efetiva do ponto-de-vista do marketing de conteúdo inverte essa ordem. Antes de pensar na empresa, temos que analisar o interesse do público-alvo dela. Começamos, então, a levantar algumas perguntas como:

  • Com que tipo de informação meus públicos precisam de ajuda?
  • O que você espera que as pessoas saibam sobre o meu mercado?
  • Quais são os temas de interesse debatidos sobre o meu mercado nas redes sociais, blogs e sites de notícias?


Inbound marketing

Já o inbound marketing é uma metodologia que tem por objetivo principal transformar desconhecidos não apenas em clientes, mas em apaixonados por marcas. Para isso, deve-se realizar diversas atividades dentro do funil de vendas, passando pela atração de potenciais clientes, conversão em leads, nutrição desses contatos para o fechamento de negócios e, por fim, encantamento para que ele se torne promotor da marca, empresa ou serviços. 


No mesmo livro citado anteriormente, o nosso guru Kotler fala também sobre o inbound marketing: "o papel dos profissionais de marketing é guiar os clientes por sua jornada desde o estágio de assimilação até se tornarem advogados (defensores ou embaixadores) da marca". Confira abaixo como funciona essa estratégia dentro do funil de vendas e quais são as atividades de comunicação mais indicadas para cada fase:


Se você quiser conhecer de forma mais detalhada cada um desses passos, confira a matéria que preparamos sobre as etapas do funil de vendas.

Conheça a autora

Vivian Peres

fundadora


Graduada em comunicação social (jornalismo) pela Universidade Estadual Paulista (Unesp) com pós‐graduação em relações internacionais pela Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo (Fesp‐SP) e MBA em marketing pela Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM). Iniciou a carreira como repórter em algumas das mais importantes revistas femininas do país em 2001. Desde 2005, realiza atividades de comunicação corporativa, tendo prestado serviços para empresas como McDonald’s, Fisk, Arcor, Petrobras, Texbrasil/ Abit, Anbima, Iosco, Cietec, Anprotec, Hypermarcas e AVG, entre outras. Tem mais de 400 horas de experiência em gestão de projetos usando técnicas de design thinking. Fala inglês, francês e espanhol.

Quer melhorar a sua comunicação? Preencha o formulário no botão abaixo e receba o nosso diagnóstico gratuito!

QUERO MELHORAR A MINHA COMUNICAÇÃO

MAIS NOTÍCIAS

Por Maria Eduarda Jussiani 15 dez., 2023
No cenário dinâmico do marketing digital, a adaptação constante é a chave para o sucesso. À medida que avançamos para um novo horizonte, da ascensão de estratégias inovadoras de engajamento ao surgimento de tecnologias revolucionárias, novas tendências emergem, moldando a forma como as marcas se conectam com seu público.
Por Maria Eduarda Jussiani 21 nov., 2023
Com uma base de usuários ativos que ultrapassa a marca de um bilhão e um engajamento médio de mais de 25 horas semanais, o TikTok experimentou um impressionante crescimento exponencial. Esse fenômeno despertou o interesse das marcas, que encontraram na rede social uma oportunidade para educar, informar, inspirar e entreter o público, proporcionando um terreno fértil para o estabelecimento de uma conexão significativa entre produto e consumidor.
Por Vivian Peres 07 jun., 2023
Diversidade é a variedade de características e experiências que as pessoas trazem para um determinado ambiente, como raça, etnia, gênero, orientação sexual, religião, idade, habilidades, entre outras. A inclusão, por sua vez, refere-se à criação de um ambiente acolhedor, respeitoso e que valoriza as diferenças, de modo que todas as pessoas se sintam bem-vindas, respeitadas e possam contribuir plenamente.
Share by: