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Consultoria de comunicação: por que e quando contratar

Vivian Peres

Se você já pensou em contratar uma consultoria de comunicação, mas ficou na dúvida, neste artigo, vou explicar o que esperar desse trabalho. Conto também quais eu considero que são as entregas necessárias ao final do processo e detalho quais são os perfis de empresas que mais podem se beneficiar desse tipo de serviço. 


Para começar, é importante destacar que qualquer consultoria tem por objetivo realizar um diagnóstico e sugerir melhorias com base em um planejamento de próximos passos. E ao contrário do que muitos pensam, planejar não significa tentar prever o futuro. Está muito mais relacionado a entender o presente e descobrir as melhores formas de lidar com ele. Nas palavras de Peter Drucker: “o planejamento não é uma tentativa de predizer o que vai acontecer. É um instrumento para raciocinar agora sobre que trabalhos e ações serão necessários hoje, para merecermos um futuro” .


Desta forma, um serviço de consultoria de comunicação consiste em basicamente três etapas. A primeira é um diagnóstico da empresa e do ecossistema no qual ela está inserida. A segunda é a formulação da estratégia de comunicação que corrija ou melhore o que foi observado. A terceira é a transformação de tudo isso em planos táticos e estratégicos. Ou seja, basicamente ensinar o caminho para transformar o sonho em realidade. 


Fazendo uma analogia prática, funciona mais ou menos como contratar um escritório de arquitetura para fazer o projeto da sua casa. Eles vão olhar o terreno, estudá-lo, analisar o estilo de vida e a composição da sua família, as suas preferências estéticas, vão perguntar qual o seu orçamento e, com base em tudo isso e muito mais, entregarão um projeto com diversos itens. Depois dessa fase, alguns escritórios oferecem também o acompanhamento da obra para garantir que tudo saia o mais próximo possível do planejado. Mas se preferir, você pode optar por contratar outro fornecedor, como um empreiteiro ou um engenheiro.


O planejamento de comunicação segue essa mesma lógica. Mas embora a base de um planejamento seja a mesma, cada fornecedor utiliza processos próprios. Aq
ui na Interteia, seguimos a metodologia de design thinking de Stanford, que é um método muito simples, porém extremamente poderoso. Consiste nos seguintes passos: 


Passo 1: definir

Análise inicial da organização: produtos, serviços e materiais de comunicação já existentes.


Passo 2: entender

Pesquisas com os públicos-alvo para colher visões sobre necessidades de comunicação.


Passo 3: criar 

Delineamento da identidade e ponto focal da comunicação a fim de trabalhar as melhores soluções.


Passos 4 e 5: prototipar e testar

Apresentação do protótipo das soluções para aprovação e construção conjunta com os diversos públicos de interesse.

 

Qual é a entrega final

Ao final do processo, a consultoria de comunicação deve entregar um documento com todos os detalhes da pesquisa realizada e orientações completas de como colocar a estratégia em prática. Ou seja, fazer acontecer. O nosso planejamento, por exemplo, inclui os seguintes itens: 

 

  • Análise SWOT com o diagnóstico do ambiente de negócios (forças, diferenciais, concorrentes, mercado, etc)
  • Delimitação de públicos-alvo e mercados-alvo
  • Definição dos objetivos de comunicação gerais e específicos
  • Públicos-alvo e mercados-alvo
  • Definição de linha editorial 
  • Canais de comunicação: diagnóstico e ações 
  • Ações estruturantes
  • Cronograma tático
  • Key performance indicators/ Indicador-chave de desempenho (KPI)

 

Esse trabalho certamente trará ganhos para todos os perfis de empresas. Mas existem alguns momentos da maturidade do negócio em que esse benefício é ainda maior. Abaixo, destacamos três deles:

Empresas iniciantes

Antes de mais nada, quero esclarecer que, quando uso a palavra iniciante, refiro-me aos processos de comunicação, e não necessariamente aos negócios. No Brasil, existem milhares de empresas consolidadas e tradicionais, muitas delas inclusive de grande porte, que nunca tiveram um fluxo de comunicação bem estabelecido. Nesses casos, a consultoria é essencial para evitar rotas erradas e poupar tempo.


Novos projetos ou produtos

Se você está lançando um novo projeto, serviço ou produto, é extremamente benéfico fazer um trabalho de consultoria para conseguir mapear esse ambiente desconhecido. Dessa forma, fica mais fácil acertar logo de cara.


Mudanças de rumo

Se a sua estratégia não está funcionando e você quer mudar o rumo, a consultoria de comunicação é mais do que essencial. Ela ajuda a diagnosticar o que pode estar dando errado e indica como corrigir a rota de acordo com os seus objetivos. 


Quer saber mais? Preencha o nosso diagnóstico de comunicação no link abaixo e receba o contato de um especialista para entender melhor o momento do seu negócio.




QUERO MELHORAR A MINHA COMUNICAÇÃO

Conheça a autora

Vivian Peres

fundadora


Graduada em comunicação social (jornalismo) pela Universidade Estadual Paulista (Unesp) com pós‐graduação em relações internacionais pela Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo (Fesp‐SP) e MBA em marketing pela Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM). Iniciou a carreira como repórter em algumas das mais importantes revistas femininas do país em 2001. Desde 2005, realiza atividades de comunicação corporativa, tendo prestado serviços para empresas como McDonald’s, Fisk, Arcor, Petrobras, Texbrasil/ Abit, Anbima, Iosco, Cietec, Anprotec, Hypermarcas e AVG, entre outras. Tem mais de 400 horas de experiência em gestão de projetos usando técnicas de design thinking. Fala inglês, francês e espanhol.

Quer melhorar a sua comunicação? Preencha o formulário no botão abaixo e receba o nosso diagnóstico gratuito!

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