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Newsletter: confira dicas de como bombar a sua

Ana Carolina Barella

Saiba porque a newsletter é uma ótima ferramenta de nutrição de leads


Quem trabalha com marketing de conteúdo normalmente encara  as newsletters como o feijão com arroz da estratégia. Mas você sabia que essa ferramenta tem tudo para ser a grande estrela quando o assunto é nutrição de leads


Nos últimos anos, vem acontecendo um verdadeiro boom das newsletters. Para você ter uma ideia, a start up Substack, totalmente focada na ferramenta, nasceu em 2017 e já conta com mais de 100 mil inscritos. A plataforma foi uma das responsáveis pela popularização entre escritores e produtores de conteúdo independentes, e possui nomes ilustres entre seus usuários, como Glenn Greenwald, Matthew Yglesias e Andrew Sullivan. Um diferencial da Substack é o modelo de negócios: ela cobra o usuário de uma maneira ligeiramente diferente das demais, não por tamanho de mailling ou envio, mas por pessoas inscritas na news.


Um dos motivos que levaram as pessoas a cada vez mais consumir conteúdo por meio desse meio — e olha que há quem diga que o futuro da mídia é esse — é o seu caráter de conexão. Por definição, uma newsletter é um periódico informativo enviado via e-mail, 100% focado em conteúdo. Ela pode ser sobre qualquer assunto específico e é muito importante que tenha uma periodicidade definida. Entusiastas estão cansados de dar F5 em suas caixas de e-mail no dia que sabem que a sua newsletter preferida será entregue. Outra característica bem importante é a possibilidade de nichar o conteúdo. E é aí que a magia acontece.


Newsletters para nichos específicos


Há newsletters de literalmente todos os assuntos no mercado. De humor a gastronomia, passando por temas super técnicos de mercados enxutos até as hardnews mais genéricas. Seus produtores também são de variados tipos: escritores independentes, empresários do Vale do Silício, marcas pequenas e corporações gigantescas. 


Mas a grande questão, com a qual todos quebram a cabeça, é a seguinte:
como usar uma newsletter para criar a tão sonhada conexão marca/público-alvo? 


A resposta parece simples:
conhecendo a sua audiência. Sabendo exatamente o tipo de conteúdo pelo qual ela mais se interessa. Se você conseguir entregar conteúdo exclusivo que ninguém entrega, então… é a ferramenta para você manter, de uma vez por todas, os seus leads nutridos e fortalecer a sua marca.


Aqui na Interteia temos alguns casos, vários de clientes de caráter
B2B, com os quais nutrimos com sucesso a base por meio de newsletters. Essas publicações algumas vezes chegam a ser o canal central de tráfego para o site e têm taxas de abertura elevadas para o mercado. Por isso, listei algumas dicas de como, de uma vez por todas, bombar a sua newsletter.


1. Teste, on! 


Pode parecer uma dica um tanto óbvia, mas é de ouro:
teste a sua audiência. Insira assuntos nunca abordados antes, troque as coisas de lugar, teste, teste, teste. E fique de olho no desempenho. Às vezes, uma mudança boba de horário de envio pode levar a sua taxa de abertura para as alturas e uma abordagem nova de conteúdo, subir sua taxa de cliques. Outro tipo de teste importante é o realizado antes do envio. Não adianta montar a sua campanha na plataforma e não checar a entrega para diferentes dispositivos e servidores.


2. O remetente importa 


Já pensou em enviar a sua newsletter com o CEO como remetente? Ter o nome da empresa no remetente pode também ajudar muito, mas
o mais importante é a constância. As pessoas esperam receber novidades sempre pela mesma pessoa. Não é estranho, por exemplo, quando o Willian Bonner entra de férias?


3. Sua taxa de abertura depende do assunto

O assunto é o primeiro contato com a sua audiência. É aquela frase curta e direta, que vai aparecer na caixa de entrada. Esse é o principal gatilho de abertura, então capriche! Se a sua newsletter tem vários assuntos, selecione o mais quente e aposte em poucos caracteres.


4. Exclusividade e constância


Aposte suas energias em conteúdo exclusivo e, de preferência, inédito. Imagina a sua marca posicionada com autoridade em um assunto ao ponto de ser uma fonte direta de informação junto ao seu público? Uma dica é fazer a seguinte reflexão: qual assunto que eu domino com certa exclusividade e não é abordado pela grande mídia? Nasce daí uma linha editorial com tudo para bombar!


Além disso, é muito importante ter
seções fixas nas suas newsletters. Pessoas são movidas por hábitos, e da mesma forma  que elas gostam de saber quando irão receber a sua news, elas gostam de saber que tipo de conteúdo elas irão encontrar sempre por lá. É assim que fidelizamos os inscritos. 



5. Se não sabe, pergunte


Se analisar os dados das campanhas não é o suficiente para entender a sua audiência, pergunte o que ela quer receber com frequência. Caixas do Instagram ou uma campanha de e-mail marketing com enquete são
bons termômetros para uma mudança de estratégia de conteúdo.

6. Minimalismo


Layouts simples e padronizados. Não tem muito o que inventar no visual.  Um header e footer simples estão de bom tamanho e muitas imagens na mesma campanha podem diminuir a
taxa de entrega significativamente. Mesmo as newsletters com maior número de inscritos têm visual bem simples, com predominância de textos, e alguns botões para hiperlinks, de preferência que levem tráfego para o seu site.


Lembre-se: aqui o conteúdo é o rei! Por isso, a dica é apostar nos templates das plataformas de mercado, e olha que temos ótimas à disposição.


7. As melhores plataformas


Tanto a portuguesa
E-goi, quanto a Resultados Digitais e a Mail Chimp já têm templates prontos para você customizar. Aqui na Interteia temos boas experiências com as três, que fornecem as métricas necessárias para a análise dos dados, segmentação de leads e automação de campanhas.




Ana Barella

coordenadora de marketing


Jornalista com experiência na imprensa escrita e em agências de comunicação, é graduada pela Universidade Metodista de São Paulo e possui cursos focados em marketing digital e em gestão de crises. Colaborou nas revistas Época Negócios, da Editora Globo, Cláudia e Saúde, da Editora Abril. Foi repórter de Cultura do Diário do Comércio. Atuou na produção de conteúdo de revistas customizadas das agências Ex-Libris e LinkPress, tendo atendido clientes como a KPMG. Fala inglês fluentemente e tem noções de alemão.

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