Google Alerts: como monitorar sua marca na internet

Equipe Interteia

Google Alerts é uma ferramenta que permite que um assunto, marca ou até mesmo seu próprio nome possam ser monitorados na internet. Assim, cada vez que um site citar o termo definido, uma notificação será recebida.

Ainda que não seja um método muito conhecido, está disponível desde 2003 e sua utilização é extremamente simplificada. Para cada assunto, o usuário pode personalizar as fontes, o formato de conteúdo, como e quando receberá as notificações.


Além disso, a ferramenta é gratuita e atualmente não possui limite de quantidade de alertas solicitadas, tornando-o também extremamente econômico em uma estratégia de Marketing de Conteúdo.


Como criar um alerta

O primeiro passo para criar um alerta é acessar a página da plataforma. Será necessário possuir um e-mail associado aos serviços google.


Por padrão, o Google sempre sugere o próprio usuário como assunto inicial.

Com a página aberta, basta preencher a barra de pesquisa para definir o termo a ser monitorado. Em nosso exemplo, buscaremos por “Interteia”


Se o termo já possuir resultados relacionados, o Google Alerts irá lista-los, assim como ocorre em uma pesquisa tradicional. Mas, para receber as novidades relacionadas ao tema, será necessário clicar em “Criar Alerta” mas, antes disso, visitaremos o link ao lado “Mostrar Opções” para personalizar a experiência com os resultados.


Dessa maneira, será possível definir:

  • A frequência de notificações.
  • As fontes de conteúdo.
  • O idioma.
  • A Região (excelente para conteúdos de nicho e personas específicas).
  • Quantos resultados serão recebidos.


Por padrão, todos receberão as notificações no próprio e-mail google. Após configurar, basta clicar em “criar alerta” e esperar pelo conteúdo dentro do prazo definido.


Estas são algumas das possibilidades de utilização:

  • acompanhar assuntos que possam inspirar conteúdo;
  • acompanhar personalidades e autoridades de nicho;
  • encontrar sites e possíveis clippings envolvendo nomes e marcas.

 

O uso do Google Alerts é simples e pode ser extremamente útil quando aliado a estratégias de marketing digital.

Acompanhe seus temas favoritos ou controle a presença de sua empresa na internet de maneira gratuita e eficaz. Compartilhe este artigo caso as informações tenham sido úteis pra você.

Quer melhorar a sua comunicação? Preencha o formulário no botão abaixo e receba o nosso diagnóstico gratuito!

QUERO MELHORAR A MINHA COMUNICAÇÃO

MAIS NOTÍCIAS

Por Vivian Peres 28 de agosto de 2025
The body content of your post goes here. To edit this text, click on it and delete this default text and start typing your own or paste your own from a different source.
Imagem da loja da marca Coach
Por Vivian Peres 25 de agosto de 2025
Segundo uma pesquisa da consultoria JWT Retail, 61% das pessoas em todo o mundo querem que as marcas as ajudem a sentir emoções fortes.
Mu acina
Por Vivian Peres 19 de agosto de 2025
Atualmente, já são mais de 59 milhões de brasileiros acima dos 50 anos, quase um terço da população. E a tendência é clara: até 2078, metade dos habitantes do país estará nesse grupo. Só fazendo um parêntese aqui, quando falamos de economia prateada, a maioria dos estudos considera a população a partir dessa idade.