Layout do blog

Como o Instagram está transformando livros em objetos de consumo

admin

 

Se alguém ainda duvidava da força das redes sociais, talvez até o mais cético dos analógicos mude de ideia após conferir as informações a seguir. No Instagram, a hashtag “bookstagram” indexa mais de 23 milhões de fotos de capas de livros na plataforma. A mania de publicar registros de edições com projetos gráficos conceituais, ou meramente fotogênicos, é uma tendência mundial e hoje já existem até mesmo influenciadores digitais que ganham a vida produzindo conteúdo que gira em torno desse universo.


Há quem diga que essa tendência influencia diretamente o mercado editorial mundial – em número de vendas e design das capas. As pesquisas da venda de livros físicos vêm realmente ano a ano mostrando que, mesmo com a facilidade e bons preços dos e-books, as pessoas continuam comprando cada vez mais livros físicos. No ano passado, por exemplo, os americanos compraram 1,9% mais livros físicos do que em 2016, enquanto as vendas de livros digitais apresentaram queda de 4,4%.


Quem diria que o Instagram, uma rede social um dia sufocada por selfies e fotos de pratos de comida, poderia influenciar mesmo, que minimamente, o mercado editorial. Mas calma, hashtags como a bookstagram não promovem a leitura, mas sim a volta do livro físico como uma referência estética e objeto de consumo – a hastag “booksquotes”, citações de livros em português, não reúne nem 500 mil citações de livros compartilhados.


Prateleiras coloridas, capas conceituais fotografadas à meia luz: é assim que alguns “instagramers” estão ressignificando os livros. Influenciadores digitais gringos, como Femke Brull, por trás do perfil @booksfemme, ganham a vida publicando fotos de edições de livros com projetos gráficos autênticos em seus quartos decorados de maneira para lá de perfeita.

Aqui no Brasil, a curitibana Melina Souza segue a mesma linha editorial: incontáveis fotos de livros são apresentadas aos seus 166 mil seguidores todos os dias. A prática do “unboxing” – os “recebidos” –, tão comum entre as blogueiras de beleza, dá lugar para edições limitadas, ilustradas, comemorativas, objetos de papelaria e afins.


Há também editora que entendeu à fundo seu público e o momento do mercado e usa e abusa do Instagram para cativá-los, como a Darkside Books. Há pouco mais de cinco anos no mercado, e 238 mil seguidores no Instagram, a editora aposta em clássicos do terror, como H.P Lovecraft, Edgar Allan Poe, grafic novels e livros relacionados à clássicos do cinema do gênero, como a Hora do Pesadelo e Psicose. Os diferenciais são, além de curadoria certeira, os projetos gráficos: conceituais, grande maioria em capa dura, e com seus lançamentos atrelados a ações criativas.


O resultado mostra que livros físicos estão sim na moda, principalmente quando a editora tem bons insights: a novata Darkside Books vai lançar o próximo livro do escritor-astro Neil Gaiman no Brasil e, de acordo com a Nielsen, mais de 60% de seu catálogo está na lista dos 5 mil livros mais vendidos do Brasil.



  • Título do Slide

    Uma das muitas prateleiras lotadas do perfil @booksfemme.

    Botão
  • Título do Slide

    A influenciadora Melinda Souza posta fotos que remetem ao aconchego da companhia de um livro.

    Botão
  • Título do Slide

    Darkside Books: o foco no público jovem e nerd redeu edições conceituais e colecionaveis.

    Botão

Quer melhorar a sua comunicação? Preencha o formulário no botão abaixo e receba o nosso diagnóstico gratuito!

QUERO MELHORAR A MINHA COMUNICAÇÃO

MAIS NOTÍCIAS

Por Maria Eduarda Jussiani 15 dez., 2023
No cenário dinâmico do marketing digital, a adaptação constante é a chave para o sucesso. À medida que avançamos para um novo horizonte, da ascensão de estratégias inovadoras de engajamento ao surgimento de tecnologias revolucionárias, novas tendências emergem, moldando a forma como as marcas se conectam com seu público.
Por Maria Eduarda Jussiani 21 nov., 2023
Com uma base de usuários ativos que ultrapassa a marca de um bilhão e um engajamento médio de mais de 25 horas semanais, o TikTok experimentou um impressionante crescimento exponencial. Esse fenômeno despertou o interesse das marcas, que encontraram na rede social uma oportunidade para educar, informar, inspirar e entreter o público, proporcionando um terreno fértil para o estabelecimento de uma conexão significativa entre produto e consumidor.
Por Vivian Peres 07 jun., 2023
Diversidade é a variedade de características e experiências que as pessoas trazem para um determinado ambiente, como raça, etnia, gênero, orientação sexual, religião, idade, habilidades, entre outras. A inclusão, por sua vez, refere-se à criação de um ambiente acolhedor, respeitoso e que valoriza as diferenças, de modo que todas as pessoas se sintam bem-vindas, respeitadas e possam contribuir plenamente.
Share by: