Jornal Folha de São Paulo deixa de publicar no Facebook

admin

O jornal Folha de São Paulo anunciou na semana passada (8) que não irá mais publicar conteúdo em sua página do Facebook. O jornal é o primeiro veículo de comunicação a divulgar essa medida semanas após Mark Zuckerberg declarar que os novos algoritmos da rede social vão priorizar publicações de interação pessoal de amigos e familiares em detrimento, por exemplo, do jornalismo profissional.


Com essa mudança, as fanpages perdem o alcance e precisam de maior investimento em conteúdo pago para se destacar na rede. Segundo a Folha, a mudança na rede social reforça a tendência do usuário de “consumir mais conteúdo com o qual tem afinidade favorecendo a criação de bolhas de opiniões, e a propagação de fake news”.


Através de dados compilados pela Folha, a importância do Facebook como canal de distribuição já vinha diminuindo significativamente antes mesmo da mudança do mês passado. Em janeiro deste ano as dez maiores páginas de jornais do Brasil tiveram um volume de interações 32% menor comparado ao mesmo período em 2017. Isso mostra que o Facebook está cada vez mais diminuindo o poder de alcance das matérias e crescimento de engajamento em fanpages.


Sobre a rede social

A Folha tem atualmente 5,95 milhões de seguidores na rede social. É o maior jornal brasileiro no Facebook. As páginas das editorias somam outras 2,2 milhões de curtidas.

Quer melhorar a sua comunicação? Preencha o formulário no botão abaixo e receba o nosso diagnóstico gratuito!

QUERO MELHORAR A MINHA COMUNICAÇÃO

MAIS NOTÍCIAS

Por Vivian Peres 28 de agosto de 2025
The body content of your post goes here. To edit this text, click on it and delete this default text and start typing your own or paste your own from a different source.
Imagem da loja da marca Coach
Por Vivian Peres 25 de agosto de 2025
Segundo uma pesquisa da consultoria JWT Retail, 61% das pessoas em todo o mundo querem que as marcas as ajudem a sentir emoções fortes.
Mu acina
Por Vivian Peres 19 de agosto de 2025
Atualmente, já são mais de 59 milhões de brasileiros acima dos 50 anos, quase um terço da população. E a tendência é clara: até 2078, metade dos habitantes do país estará nesse grupo. Só fazendo um parêntese aqui, quando falamos de economia prateada, a maioria dos estudos considera a população a partir dessa idade.