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Quando e por que usar a TV corporativa na sua empresa

Cássio Basile

Manter todos os colaboradores alinhados e motivados é um desafio em quase todas as empresas. Com o crescimento do trabalho remoto, essa tarefa se torna ainda mais complexa. Temos falado muito por aqui da importância estratégica da comunicação neste momento. Naturalmente, surgem dúvidas sobre quais ferramentas usar e sobre como adaptar e repensar as atividades existentes para a nova realidade.


A TV Corporativa foi um dos produtos que entrou em xeque. Afinal, os maiores trunfos deste canal sempre foram a presença física e a constância, ajudando na fixação das informações. Com o esvaziamento dos escritórios, muitas empresas se questionam se vale manter o esforço. E a nossa resposta é: depende. Nesse artigo, vamos analisar algumas vantagens e desvantagens da ferramenta.


Rapidez e direcionamento


Diferentemente dos antigos murais, as TVs possuem a possibilidade de alimentação à distância e em tempo real, o que é extremamente útil para quem precisa de atualização rápida de informações.  Essa facilidade coloca o recurso em pé de igualdade com os sistemas de intranet e e-mail, especialmente em corporações que possuem profissionais que não acessam computadores com regularidade. 


Nesse sentido, as TVs podem ser excelentes aliadas para divulgar, por exemplo, protocolos de segurança no trabalho, agora intensificados por conta do combate ao coronavírus. Há ainda questões presentes no dia a dia de qualquer equipe, antes facilmente sanadas, e que agora enfrentam problemas do tipo: como fazer com que os funcionários da produção fiquem sabendo da campanha de vacinação da empresa, ou das mudanças em algum benefício se todo o time do RH está trabalhando remotamente? 


Por outro lado, se a sua equipe está praticamente 100% em home office, mesmo existindo a possibilidade de realizar a transmissão da TV por meio de outros canais, como o Workplace ou a intranet, é preciso analisar a efetividade dessa tarefa. Na maioria das vezes, pode ser mais produtivo substituir o conteúdo da TV por vídeos mais curtos, posts e outros materiais mais condizentes com os canais de comunicação que estão sendo mais utilizados no momento. 


Por que integrar a TV corporativa ao seu negócio


Por serem um canal de comunicação direto, já que estão presentes, de maneira estratégica nos espaços físicos de trabalho, o papel de destaque das TVs corporativas deve ser bem explorado. A capacidade de suprir diferentes áreas e a possibilidade de segmentar as TVs pelos diferentes setores da empresa fazem deste canal de comunicação um recurso interessante para dividir informações como:


  • Dashboards da gestão
  • Metas de médio e longo prazo
  • Treinamentos corporativos
  • Dicas de bem-estar
  • Normas de segurança
  • Controle de acidentes no trabalho


Isto para citar apenas uma parcela dos recursos que podem ser explorados por este canal.



Além disso, sabe-se que em um cenário de crise econômica e sanitária, cuidar da saúde física e emocional dos colegas é fundamental. Nesta função, as TVs podem ser usadas para transmitir orientações para um trabalho mais seguro, apresentando as medidas de higiene que todos devem adotar, como também podem divulgar serviços de apoio emocional com atendimento psicológico a quem precisar ou mesmo informar sobre etapas de campanhas de vacinação, como ilustramos no início do texto.


O contato visual potencializa a mensagem


As vantagens práticas da comunicação pelas TVs corporativas são inúmeras, mas vale destacar também que a atenção à identidade visual utilizada com as informações que vão para os monitores são tão importantes quanto o posicionamento estratégico deles nos locais de trabalho. Por isso, tenha uma equipe responsável por trabalhar o visual dos comunicados que vão para os monitores. Explore vídeos, templates e outros recursos gráficos para dar identidade aos conteúdos e torná-los atrativos. 


Nem só de comunicados se faz uma TV corporativa


Assim como nas TVs do metrô, é importante que este canal traga outros conteúdos interessantes aos seus funcionários além daqueles ligados ao dia a dia da empresa. Quem pega o transporte público diariamente, sabe que além dos avisos para manter a passagem livre nas portas do trem e das solicitações para cobrir o nariz e a boca com as máscaras faciais, há informes sobre espetáculos culturais e curiosidades diversas. O que torna a viagem um pouco mais prazerosa e atrai a atenção nos monitores. Explore estes recursos em sua TV corporativa e proporcione uma experiência rica aos colaboradores. 


Aprimore o contato com sua equipe


Como vimos, as TVs corporativas são um canal de comunicação moderno e dinâmico. As possibilidades trazidas por essa tecnologia vão além da ideia de um simples mural digital, podendo transformar a relação entre a empresa e os profissionais dela. É possível contar com agências de comunicação estratégica para tornar esta comunicação atraente aos colaboradores. Se quiser saber como esse canal pode melhorar a comunicação na sua empresa, deixe uma mensagem
aqui, que entraremos em contato para ajudar com a sua demanda.





Conheça o autor

Cássio Basile

atendimento e análise de dados


Engenheiro mecânico formado pela Unesp, fez a sua migração de carreira para a comunicação na Interteia, onde atende clientes de áreas técnicas, como mercado financeiro e indústria de máquinas e equipamentos. Também dá suporte às nossas atividades de análise de dados. Nas horas vagas, trabalha na preparação de jovens para ingresso em universidades públicas. 

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