Quatro passos e ferramentas para projetos de comunicação

Vivian Peres

Temos feito uma série de conteúdos aqui no site da Interteia sobre planejamento de comunicação, dando dicas de como tirá-lo do papel. Já falamos de como criar objetivos de comunicação, estabelecer públicos-alvo e personas, e das técnicas para a elaboração de metas. Agora, chegou o momento de abordar o lado mais prático: a gestão dos projetos e os cronogramas de entrega. 


Mas antes de entrar nos detalhes e nas ferramentas em si, precisamos falar de algo muito importante: a procrastinação. Você já percebeu que nós costumamos deixar para trás as tarefas mais longas e difíceis? O que não tem prazo definido também tem grandes chances de ficar de lado. Outra dificuldade comum é se perder na quantidade de ações e de detalhes em um cenário que se torna cada vez mais complexo.


Para solucionar esses dois problemas, ensinamos algumas técnicas bem simples e fáceis de serem aplicadas. Vamos nessa? 


1. Categorize e fatie as atividades


O primeiro passo para começar a tirar o seu planejamento de comunicação do papel é separar as atividades recorrentes daquelas que têm começo, meio e fim, como eventos ou campanhas. 


Atividades recorrentes


Se você definiu que vai atualizar o seu site quinzenalmente e postar nas redes sociais três vezes por semana, essas são algumas atividades que consideramos recorrentes. Normalmente temos tarefas semanais, mensais, quinzenais, trimestrais/semestrais e anuais. Para as tarefas recorrentes, o processo é muito simples: estabelecer a periodicidade e as datas de entrega não apenas do resultado final, mas dos estágios intermediários, se for o caso. 


Projetos e campanhas especiais


Aqui que mora o maior perigo. Os projetos ou campanhas especiais tendem a ficar para trás, pois muitas vezes são complexos, o que pode dar aquela sensação de "nem sei por onde começar". Por isso, para os projetos grandes, fatie o máximo possível as suas atividades. 


Se você definiu que vai refazer totalmente o seu site, essa é uma tarefa de porte médio ou grande, dependendo de como é o seu ambiente on-line. Por isso é importante dividi-la em várias fases: fazer o sitemap, escrever os textos, definir linha gráfica, escolher empresa de desenvolvimento etc. 


Coloque prazo em todas as atividades e não deixe que nenhuma delas tenha mais do que oito horas. Se for o caso, crie subtarefas. Nós gostamos de finalizar o que começamos e desanimamos diante de tudo o que leva muito tempo para acabar. 


Dica de ferramenta: OneNote


Pouca gente usa essa ferramenta incrível que faz parte do pacote Office. Segundo a própria Microsoft, o OneNote é como um bloco de notas digital. Nessa fase, ele ajuda bastante a organizar as ideias, criar checklists, desenhos e esboços. 


2. Mensure as horas e priorize as tarefas mais importantes


Depois de listar as atividades, é importante definir o tempo necessário para executar cada fase. As atividades devem ter no máximo oito horas de duração. Se tiver mais que isso, tente fatiá-las em subtarefas. Lembre-se de que quanto mais curtas e mais claras as tarefas, menor o risco de você procrastiná-las. Coloque então cada uma planilha com uma data de entrega. 


Você já ouviu falar do Princípio de Pareto? Ele afirma que aproximadamente 80% dos efeitos vêm de 20% das causas. O pessoal que trabalha com tecnologia e programação costuma usar uma variação dessa máxima, dizendo que "80% do valor de qualquer programa está em 20% de suas funcionalidades".


Com isso em mente, compare a duração de cada projeto com as horas que você tem disponíveis para realizá-los e priorize as atividades mais importantes e aquelas com potencial para colocar você perto dos seus objetivos. Ou seja, os 20% que são responsáveis pelos 80% de resultados. Abaixo colocamos a Matriz de Eisenhower, uma das ferramentas mais efetivas que existem para quem quer gerenciar tarefas com critério.


Dica de ferramenta: Excel


Sim, o bom e velho Excel é excelente para criar cronogramas gerais e calcular horas. No nosso de materiais úteis para o planejamento de comunicação, colocamos a nossa planilha para você usar de referência.


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de ferramentas úteis da Interteia!



3. Crie os projetos com datas de entregas e responsáveis


Agora é o momento de estruturar os projetos com mais detalhes. Verificar se cada item do excel tem subtarefas. Também é preciso decidir quem vai fazer o que e definir as datas de entrega. Se você trabalha em equipe, é importantíssimo estabelecer uma ferramenta de gestão de projetos, pois facilita bastante a organização e diminui o retrabalho. Aqui na agência usamos o Trello, que é gratuito e atende todas as nossas necessidades. 


Dica de ferramenta: Trello


Crie um quadro para cada projeto. Aqui na agência, gostamos de adicionar as colunas seguindo uma lógica de Scrum. Colocamos uma com todas as tarefas, e vamos movimentando de acordo com o status: "em andamento", "em aprovação com o cliente", etc. Na dúvida de como criar o seu projeto no Trello? Acesse o nosso planejador de lives e webinars e inspire-se!


4. Acompanhe o status periodicamente


Quem usa metodologias ágeis como o Scrum costuma criar ciclos curtos para o acompanhamento dos resultados. Eles são chamados de “sprints”. No livro “SCRUM: A arte de fazer o dobro de trabalho na metade do tempo”, Jeff Sutherland explica de forma bem fácil e direta essa dinâmica. 


"No início de cada ciclo, acontece uma reunião para planejar o sprint. A equipe determina a quantidade de trabalho que acredita ser capaz de realizar nas duas semanas seguintes. As tarefas são selecionadas a partir daquela lista de prioridades e anotadas em post-its, que são colados na parede. A equipe resolve quantas tarefas será capaz de executar durante o sprint". Ao final de cada ciclo, é hora de se reunir e verificar o que foi realizado ou não e corrigir as dificuldades. 


Dica de ferramenta: Slack


O Slack é um WhatsApp com mais funcionalidades para quem quer se comunicar. Uma das funcionalidades principais é que você pode criar salas de bate-papo persistentes organizadas por tópicos e grupos privados. Principalmente para quem trabalha em grandes times e de forma remota é uma mão na roda. 


Vivian Peres

fundadora


Graduada em comunicação social (jornalismo) pela Universidade Estadual Paulista (Unesp) com pós‐graduação em relações internacionais pela Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo (Fesp‐SP) e MBA em marketing pela Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM). Iniciou a carreira como repórter em algumas das mais importantes revistas femininas do país em 2001. Desde 2005, realiza atividades de comunicação corporativa, tendo prestado serviços para empresas como McDonald’s, Fisk, Arcor, Petrobras, Texbrasil/ Abit, Anbima, Iosco, Cietec, Anprotec, Hypermarcas e AVG, entre outras. Tem mais de 400 horas de experiência em gestão de projetos usando técnicas de design thinking. Fala inglês, francês e espanhol.

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