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Como aumentar as visitas ao seu site e o alcance nas redes sociais

Vivian Peres

Há muitos anos, tive um cliente querido que dizia sempre: "em casa de ferreiro o espeto tem que ser de aço escovado". Um ensinamento para a vida que não estávamos seguindo muito aqui na Interteia. Quem trabalha com comunicação, especialmente em agência, sabe a correria que é para dar conta de tudo. Mas, no começo deste ano, resolvemos dar um basta e a firma virou cliente, com tudo o que tem direito: planejamento, cronograma de entregas, metas e indicadores.


Os resultados vieram: em pouco mais de quatro meses, tivemos um crescimento de 300% nas visitas ao nosso site e dobramos o alcance das nossas redes sociais. Um dos principais pilares dessa guinada foi a nossa maior presença nas primeiras páginas do Google, incluindo muitos termos estratégicos para o nosso negócio. Como conseguimos? Neste artigo, conto um pouco do passo a passo de como alcançamos esses números, que continuam crescendo mês a mês, diga-se de passagem. Confira abaixo como aplicamos a metodologia da Interteia na na própria Interteia.
 

Passo 1
Faça o seu planejamento de comunicação

O primeiro passo para tudo por aqui é o planejamento de comunicação. Nesses cinco anos, ainda não tínhamos feito o nosso de verdade. Tirar da mente a visão estratégica e passar para o papel de forma que todos pudessem visualizar foi essencial para iniciarmos o processo. No planejamento, começamos pelos nossos objetivos. Por enquanto, o principal motivo pelo qual fazemos a comunicação da Interteia é gerar autoridade. E por isso montamos toda a nossa comunicação com esse foco.


Objetivo geral

  • Posicionar a Interteia como autoridade nas áreas de comunicação e marketing digital

Objetivos específicos

  • Sermos mais conhecidos por empreendedores, profissionais de comunicação e de recursos humanos
  • Auxiliar profissionais e empreendedores que queiram melhorar o seu conhecimento sobre comunicação digital
  • Aumentar o conhecimento dos nossos serviços, atraindo clientes


Depois disso, criamos um tom de voz, pensando na cara que queremos dar para a agência, na nossa identidade: "teremos um tom de voz descontraído e moderno, mas sem ser casual demais. Afinal, atendemos muitos clientes B2B. A Interteia é uma mulher jovem e moderna. Uma profissional com ideias arrojadas, na faixa dos 30 anos. Queremos muito dividir o que sabemos com o público".


A partir disso, definimos a linha editorial do nosso conteúdo, sobre a qual eu falo detalhadamente mais para frente, e os canais onde queremos estar - hoje trabalhamos com LinkedIn, Instagram, Facebook e o nosso site corporativo. Para fechar, definimos o cronograma de ações, as metas e as métricas que vamos acompanhar para medir os resultados.

Passo 2

Mapeie palavras-chave estratégicas com foco em cauda longa

A maior parte dos nossos novos leads e das visitas ao nosso site vieram da busca orgânica no Google, aliada à produção de iscas de conteúdo e formulários. Durante o planejamento de comunicação, fizemos uma pesquisa de palavras-chaves estratégicas com foco no que chamamos, no mundo do marketing, de cauda longa. O que é isso? São aquelas buscas mais específicas, que são relevantes para o negócio, mas possuem menos concorrência nas principais ferramentas. Ou seja, fica mais fácil e rápido de conseguir resultados.


Para isso, sempre usamos quatro ferramentas: o Google Trends, o Google Search Console, o Ubersuggest e o SEM Rush. Em conjunto, elas nos permitem analisar a incidência de determinadas pesquisas, ver o que os nossos concorrentes fazem, além de indicar conteúdos de referência em cada um dos termos que nos interessam. As duas últimas também ajudam a monitorar os movimentos do nosso site e dão sugestões de otimizações para melhorarmos as posições nas buscas. Grosso modo, funciona da seguinte forma:  no nosso caso, em vez de ficarmos preocupados com termos super disputados como "inbound marketing", podemos focar em algo mais específico, como "agência de inbound marketing" ou "consultoria de inbound marketing".


Nós rapidamente começamos a produzir matérias mais focadas nessa lógica. O resultado é que passamos a aparecer organicamente em buscas de extrema relevância, como "consultoria de comunicação". A matéria responsável pelo nosso bom posicionamento  é
essa daqui. Você pode ver que não tem segredo. Basta fazer um conteúdo focado, com pelo menos 600 palavras, bons intertítulos e links internos e externos. Nós também usamos um módulo de SEO no site, onde inserimos meta-descrições otimizadas.


Passo 3

Tenha regularidade na alimentação do website e das redes sociais 

Com o mapeamento das palavras-chave e o planejamento de comunicação, criamos uma lógica para a atualização do site, das redes sociais e para a criação de materiais ricos. O mais importante sempre é não deixar a peteca cair ao longo do caminho. Em qualquer brechinha na agenda, já deixamos os conteúdos prontos com antecedência. Confira abaixo como organizamos os temas:


Instagram/ Facebook

Criamos uma dinâmica de conteúdos para a atualização acontecer cinco vezes por semana.

  • Carrosséis com conceitos de comunicação
  • Vídeos, áudios em pílulas e indicações de filmes/leituras
  • Cases de sucesso da agência
  • IGTVs com tira-dúvidas
  • Memes, brincadeiras e frases de efeito


Linkedin

No Linkedin, trabalhamos também artigos e conteúdos mais aprofundados, que têm bastante a ver com o espírito desta rede social tão importante para quem lida com clientes B2B (entre empresas) como a gente.


Site

Fazemos matérias semanais com foco nos termos do nosso SEO e na nossa linha editorial, conforme falamos no passo 3. A preferência é por assuntos que expliquem conceitos-chave de comunicação e deem exemplos práticos.


E-books e iscas de conteúdo

A prioridade é lançarmos pelo menos um e-book ou material rico para cada perfil de cliente da Interteia. Neste ano, já falamos sobre planejamento de comunicação, tendências de comunicação interna e LinkedIn. Estamos produzindo agora um material sobre comunicação B2B (entre empresas), que é o foco da maioria dos nossos clientes.


E-mails marketing

Também criamos séries de e-mails para diferentes perfis, pensando na jornada dos nossos clientes.


Passo 4

Analise as métricas  e os resultados 

Com tudo isso em mente, o importante é manter a regularidade, pensando sempre nos nossos objetivos e nas nossas metas. Confira abaixo os principais indicadores que nós definimos até o final do ano. 


  • Chegar a 10 mil seguidores no Instagram
  • Lançar três novos e-books e realizar os fluxos da jornada do cliente para cada perfil
  • Escrever pelo menos 54 matérias para o site
  • Aumentar o acesso orgânico ao site em 300% 
  • Fechar parcerias com três influenciadores para divulgação dos nossos serviços
  • Conseguir quintuplicar a quantidade de leads na nossa base até o final do ano


Nós vamos acompanhando o quão perto destes resultados estamos mês. Já adianto que superamos em muito alguns deles, enquanto outros estão dando muito mais trabalho do que o previsto.


Passo 5

Repita o que deu certo e abandone o que deu errado

Por último, mas não menos importante, é preciso olhar o que está dando certo para seguir e abandonar o que está dando errado. A gente vai corrigindo a rota ao longo do caminho. O maior conselho que deixo é não se apegar às ideias. Deixe ir o que não dá resultado para investir no que mostrou maior potencial.


Agora, é a sua vez de aplicar esses conceitos na sua empresa. Depois, me conta se deu certo.
Se precisar de ajuda, preencha o nosso diagnóstico de comunicação clicando aqui e podemos bater um papo!


Vivian Peres

Sobre a autora

Vivian Peres

fundadora e CEO da Interteia


Graduada em comunicação social (jornalismo) pela Universidade Estadual Paulista (Unesp) com pós‐graduação em relações internacionais pela Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo (Fesp‐SP) e MBA em marketing pela Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM). Iniciou a carreira como repórter em algumas das mais importantes revistas femininas do país em 2001. Desde 2005, realiza atividades de comunicação corporativa, tendo prestado serviços para empresas como McDonald’s, Texbrasil/ Abit, ANBIMA, CBL, Prêmio Jabuti, Associação Brasileira de Franchising e Mauricio de Sousa Produções, entre outras. Tem mais de 300 horas de experiência em gestão de projetos usando técnicas de design thinking. 

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