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Redes sociais: escolha as mais estratégicas para o seu negócio

Gabriela Mendonça

Não há mais dúvidas que as redes sociais são essenciais para promover negócios. São nelas que os clientes se informam, se distraem, fazem pesquisas e trabalham. Uma marca que não está presente on-line já está atrasada em sua comunicação, perdendo uma oportunidade de ouro de falar diretamente com seu público. 


Já falamos por aqui sobre a importância de escolher os canais de comunicação corretos. Agora vamos nos aprofundar sobre as principais redes sociais, trazendo munição para que você faça a escolha mais estratégica para o seu negócio.

 

Facebook 


O Facebook ainda é a rede social mais usada do mundo. Em 2020, chegou a 2,6 bilhões de usuários ativos, sendo cerca de 120 milhões desses no Brasil. 


Com números tão altos, não é surpresa que as marcas queiram imediatamente divulgar seus negócios por lá. Mas vale a pena? O Facebook é mais informal e sua diferença está no fato da marca se comunicar diretamente com os consumidores. Eles podem comentar nos posts e ainda mandar mensagens diretas, portanto é preciso estar preparado para esse tipo de comunicação, atendendo às dúvidas e demandas com rapidez. 


Afinal, se um usuário decide falar mal da marca, a notícia espalha rápido. Porém, com o compartilhamento, boas ideias, novos produtos e soluções inovadores tem grandes chances de ser reproduzidos, ampliando o alcance da marca. Por conta do alto número de participantes, porém, é muito difícil alcançar um amplo público de forma orgânica, portanto tenha em mente que para ter o resultado desejado, é possível que precise recorrer aos recursos pagos de Facebook Ads


Dica: O Ads é um bom recurso para chegar no público-alvo, então, se o Facebook for o melhor para sua estratégia, conheça bem seu público, para poder direcionar melhor seus anúncios e aumentar a visualização dos posts. 


Instagram


Hoje, o Instagram é uma das principais redes sociais, sendo um dos cinco aplicativos mais baixados no mundo. Criada como uma rede para compartilhamento de imagens com diferentes filtros, o Instagram evoluiu muito ao longo dos anos, agregando novas funções e formatos de fotos e vídeos. 


Mais do que o feed, o carro-chefe da plataforma hoje é a função "stories", inspirada na rede social Snapchat e incorporada em 2016. Os posts de poucos segundos ficam no ar por apenas 24 horas, oferecendo um período curto de interação. 


Hoje, os stories são a “arma secreta” da rede social, e recebem mais visualizações que a própria timeline. Segundo o próprio Instagram, 58% dos usuários têm mais interesse em uma marca ou produto após vê-lo nos stories, enquanto 50% visitam o site de um produto diretamente do link da função. 


Produtos que são visualmente atrativos, como roupas, comida, maquiagem, são naturalmente atraídos para o Instagram. Mas se a solução não for visual, é possível gerar novos conteúdos, como curiosidades, informações do produto e da marca. 


A rede também é dominada pelos jovens, englobando principalmente millennials e geração Z, sendo que mais de 90% dos usuários têm menos de 44 anos. 


Dica: use imagens de ótima qualidade. Fotos com baixa resolução, mal enquadradas ou sem luz baixam o nível de profissionalismo do perfil e afugentam clientes. Portanto, se o Instagram for para você, invista na qualidade das publicações. 


Twitter


Os antigos 140 caracteres já se tornaram 280, e muita coisa mudou desde que o Twitter começou a se popularizar no Brasil. Central de memes, a rede também promove (questionáveis) debates políticos, e parece estar no centro das principais polêmicas da atualidade — sejam elas sobre o Governo ou o BBB. 


Mas se você tem um negócio, como o Twitter pode te ajudar? É importante levar em consideração que a rede é utilizada, principalmente, por millennials. O grupo formado por pessoas entre 27 e 40 anos representa 80% da rede social, segundo o próprio Twitter. Se seu público-alvo não é representado por esse grupo, não há por que investir na ferramenta. Mas, se eles são seu público-alvo, não perca tempo, já que 40% dos usuários do Twitter relataram comprar algo depois de vê-lo na rede social. 


Dica: Vire o rei do memes. Grandes marcas varejistas, como o Magazine Luiza, fazem grande sucesso na rede criando conteúdo moderno e alinhado com os debates do momento na rede. Ser divertido e um pouco debochado ajuda a popularizar uma página. 


LinkedIn


A rede social corporativa também ganhou destaque nos últimos anos, e hoje, mais do que uma plataforma de novas oportunidades de emprego, é uma ferramenta para divulgar boas práticas, seja dos colaboradores ou das empresas. Marcas que querem mostrar aos potenciais clientes suas ações, resultados, inovações e outras características podem se beneficiar da plataforma. 


Menos focado na marca, o LinkedIn se interessa por pessoas e suas histórias. Um perfil corporativo deve levar isso em consideração, e compartilhar as experiências de seus funcionários, assim como de parceiros e clientes. 


Dica: Com um viés mais formal, o LinkedIn não é tão visual, então imagens e ações de venda direta não são essenciais. Mas, se sua marca tem conteúdos para compartilhar, notícias, artigos e perspectivas de mercado, além dos famosos cases, aposte no LinkedIn.


TikTok


Totalmente voltada para o público jovem, o TikTok teve um boom durante a pandemia e virou a nova sensação do momento na internet. De acordo com a Sensor Tower, foi o segundo aplicativo mais baixado nas lojas Google Play e App Store, perdendo apenas para o Zoom. O queridinho da geração Z é completamente visual, já que se tratam de vídeos curtos e com cortes rápidos. Por conta do público muito direcionado e da necessidade de conteúdo específico em vídeo, essa rede só faz sentido se a marca quiser atrair este público e passar uma imagem de modernidade. 


Mas, por conta do potencial de viralização, existem alguns mercados que se beneficiam participando do TikTok, como o fonográfico. Os vídeos virais comumente vem acompanhados de músicas e sua propagação em larga escala faz com que essas canções virem tendências, mesmo que sejam antigas. Segundo uma pesquisa brasileira da Winnin, sete das 10 músicas mais ouvidas no Spotify em 2020 viralizaram primeiro no TikTok. Quem participa desse setor precisa ficar ligado nas tendências dessa rede. 


Dica: Fique por dentro do que está bombando. No TikTok, um vídeo que funciona pode ser reproduzido de inúmeras formas por outros usuários, adaptando um viral ao conteúdo específico da marca.

 

Pinterest


Assim como o TikTok, o Pinterest é uma rede de nicho e não funciona para qualquer empresa, mesmo usando estratégias diferentes. Também visual, não tem a mesma estrutura do Instagram de navegação em formato de timeline, mas tem uma navegação fluida, que leva a diversos perfis com conteúdo e imagens similares aos pesquisados. O Pinterest também exige a criação de um material próprio, mas entendendo o público da rede, o ideal é desenvolver materiais que os usuários possam salvar e colocar em suas pastas e inspirações. 


Dica: O Pinterest é muito utilizado para inspirações, seja de looks, decoração, arte, culinária ou qualquer assunto. Por isso, crie conteúdo pensando em como inspirar os usuários. Lembrando que, assim como o Instagram e o Facebook, a rede tem a ferramenta de shopping, com a possibilidade de upload de catálogo. 



Com essas informações, fica mais fácil decidir onde sua marca deve estar. A escolha estratégica das redes sociais deve levar em conta cada plataforma mas, principalmente, o público-alvo e produto da sua empresa. Agora é só escolher a rede certa, e ver sua marca decolar!



Gabriela Mendonça

marketing e conteúdo


Jornalista formada pela Anhembi Morumbi. Possui com oito anos de experiência em veículos de comunicação. Foi repórter do portal IG, onde cobria de tudo um pouco: desde festivais e eventos até TV, cinema, streaming e celebridades. Também foi editora da revista Logística e repórter do portal Tenho Mais Discos que Amigos.

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